O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

672-(130) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 84

(ver tabela na imagem)

As receitas extraordinárias em 1963

8. Em 1953 o total das receitas cobradas elevou-se a 262 169 contos e quase tudo proveio de empréstimos, quer da venda de títulos, quer ainda do auxílio americano. Durante bastante tempo - e o quadro acima transcrito para o período de 1940-1950 mostra-o claramente - os saldos de anos económicos findos tiveram influência no conjunto das receitas extraordinárias, mas a partir daquela data não se entendeu conveniente recorrer a este fundo e nada se cobrou. De modo que foi sobretudo o empréstimo, embora por pequenos quantitativos, que completou os pagamentos das despesas extraordinárias. Havia sido orçamentado muito mais do que o que se cobrou em 1953, mas decretaram-se modificações substanciais durante o ano. Contar do apenas as rubricas que produziram receitas, obtém-se um quadro que indica o orçamentado e cobrado:

(ver tabela na imagem)

Não atingiu 20 por cento das receitas orçamentadas o que se cobrou. A diferença para menos deu-se em quase todas as rubricas, mas foi sobretudo acentuada na
parte relativa a empréstimos. Para mais fácil exame, os números acima mencionados podem assumir a forma que segue:

(ver tabela na imagem)