O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE NOVEMBRO DE 1956 6-(111)

Finalmente, apresenta-se um quadro elucidativo do comércio bancário em 1955, em compararão com o da cada um dos três anos anteriores:

(ver tabela na imagem)

Comércio externo a balança de pagamentos

213. Velo quadro n seguir, quadro este elaborado segundo elementos fornecidos pelos servidos aduaneiros e outros da província, mostra-se que a balança do comércio apresenta no ano de 1955, tal como nos anos anteriores, um saldo negativo:

(ver tabela na imagem)
Apreciemos agora nos quadros seguintes quais as principais mercadorias importadas e produtos exportados pela província nos últimos quatro anos:

QUADRO I

(ver tabela na imagem)

Quadro II

(ver tabela na imagem)

Seguem-se dois outros quadros, respeitantes à origem da importação (quadro III) e destino da exportação (quadro IV):

QUADRO III

(ver tabela na imagem)

QUADRO IV

(ver tabela na imagem)

Nos últimos anos, com ligeiro decréscimo em 1054, pode dizer-se que o valor das importações manteve orientarão francamente ascendente, estabelecendo-se assim uma abundância equilibrada de produtos no comércio interno, que contrabalançou a tendência altista dos preços e permitiu bastar as necessidades da procura. Mas a exportação para os países estrangeiros diminuiu. Esta diminuição é devida a ter cessado a compra de copra de origem indonésia, que o comércio adquiria nas praias de Díli e era totalmente reexportada para a área do esterlino, avolumando consideravelmente o crédito da província em libras esterlinas.
O aumento da importação é por sua vez devido à velocidade adquirida das transacções e ao crédito com menor taxa de desconto que o Banco Nacional Ultramarino então concedeu aos importadores.