O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE MARÇO DE 1957 320-(75)

[ver Quadro na imagem]

Se for calculada, a percentagem que cabe por ano a cada, um dos capítulos, nota-se imediatamente a preponderância dos servidos de fomento. Com efeito, é neles que se contabiliza a receita dos serviços autónomos de maior relevo financeiro - a Direcção dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes e os correios, telégrafos e telefones.
Para ter ideia, mais compreensiva da vida financeira da província, um estudo das cifras torna clara a evolução das despesas desde 1938.
Organizou-se para isso um Quadro que encerra o movimento financeiro, por capítulos, expresso em contos.
Hào-denotar-se nele algumas variações dignas de ser analisadas. Assim, os encargos da dívida. Que baviam atingido a cifra de 22 000 contos em 1938, anularam-se durante alguns anos. Nos últimos tempos já se aproximam de (6O 000 contos, com tendência para subir.
Noutros capítulos não são tão notáveis as alterações a não ser nos serviços de fomento e encargos gerais.
Os motivos desta oscilações são aparentes quando se estudarem com certo pormenor estes capítulos.
O Quadro que acima se ilude é o que se segue:

[ver Quadro na imagem]

Todas as percentagens diminuíram, excepto as dos servidos de fomento e de encargos gerais.
24. As modificações profundas na estrutura financeira da província iniciaram-se no período da guerra. Por volta de 1950 os serviços de fomento já despendiam mais de 50 por cento das receitas ordinárias. A percentagem ainda subiu em 1955 para 6O por cento.
Os encargos gerais também só elevaram, mas o ritmo foi muito inferior, dada a importância dos serviços de fomento.
As despesas ordinárias em 1955
25. Não se notam diferenças muito acentuadas nas despesas de Moçambique entre os exercícios de 1954 e 1955, se forem exceptuados os serviços de fomento. O total subiu a 2 378 965 contos. Para os dois últimos anos foi como segue.

[ver Quadro da imagem]