O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1958 56-(115)

[Ver tabela na imagem]

Da importância de $ 1~:565.600,00 patacas requisitada pela filial do Banco Nacional Ultramarino apenas se encontrava em circulação em 31 de Dezembro de 1957 a de $ 814.200,05 patacas, distribuída como segue:
[ver tabela na imagem]

Comércio externo e balança comercial Balança de pagamentos
352. Continua ainda a província a sofrer dos males derivados das restrições impostas ao seu movimento comercial, prejudicando grandemente o seu comércio com os territórios vizinhos.
Consequentemente a economia de Macau passou a sofrer os efeitos do desvio do seu movimento comercial para outros centros e a balança comercial agravou-se por isso acentuadamente.
Para melhor apreciação do que acabamos de dizer, apresentamos no quadro seguinte a evolução do comércio externo desde o ano anterior à imposição das mencionadas restrições:
[ver tabela na imagem]

Por este quadro se verifica que o valor da exportação correspondia em 1950 a 40 por cento do da importação, mas, com a imposição das aludidas restrições, esse valor foi sucessivamente reduzido atingindo no ano de 1957 cerca de 17 por cento do valor da respectiva importação.
O quadro seguinte mostra-nos que o aumento ou diminuição verificados no quadriénio dependeram, na sua maior parte, justamente do sofrido pela classe «Matérias-primas», na qual está incluída a importação do ouro fino.
Eis o quadro das mercadorias importadas:
[ver tabela na imagem]