O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56-(90) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 64

[Ver Tabela na Imagem]

E, finalmente, como complemento, ainda um outro quadro, este elucidativo da liquidabilidade e proveniente da análise do balanço do Banco de Angola:

[Ver Tabela na Imagem]

314. A terminar, vejamos o que se passa com a cunhagem e emissão de moeda metálica na província:
A circulação fiduciária em 31 de Dezembro de 1957 foi de 152:638.912|60, com a seguinte especificação:

[Ver Tabela na Imagem]

Porém, reconhecida que foi a necessidade de dotar a província com moeda metálica divisionária, a partir de 1 de Junho de 1958 deixarão de ter curso legal tanto as cédulas e notas da extinta Junta da Moeda de Angola como as das emissões dos Decretos n.ºs 31 942 e 37 086, de 28 de Março de 1942 e de 6 de Outubro de 1948, respectivamente, que serão substituídas por moedas metálicas da emissão do Decreto n.º 38 695, de 22 de Março de 1952, cuja emissão prevista ainda não foi integralmente realizada pela Casa da Moeda.

Comércio externo e balança comercial Balança de pagamentos

315. É principalmente no seu comércio externo que assenta a economia de Angola, estando por isso sujeita às flutuações das suas importações e exportações, sobre o movimento das quais damos a seguir um quadro elucidativo e relativo ao quadriénio 1954-1957:

[Ver Tabela na Imagem]

Como se vê, pela primeira vez regista a província um saldo negativo na sua balança comercial. E com esta sua mudança de posição mais aumentou a crise cambial e se acentuaram as preocupações suscitadas pela nova crise de transferências, que se vêm opondo ao desafogo da economia angolana.
De facto, permanecem progressivas tanto as actividades da produção como as possibilidades do consumo; o desnível verificado, em vez de manifestar uma depressão da economia, antes caracteriza uma tendência de acelerado crescimento, pois que é ele devido ao acréscimo das importações.
E para que isso se torne absolutamente visível vamos fazer seguidamente um breve mas criterioso estudo do comércio externo da província em 1957. Tratemos primeiro da importação.
Eis um quadro dos produtos que mais influíram nos seus valores em cada um dos anos do quadriénio 1954-1957:

[Ver Tabela na Imagem]