O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1958 56-(85)

[Ver Tabelas nas Imagens]

Destes dois últimos quadros, analisando os seus números, infere-se que:
a) A importação para consumo em 1957 acusa, em relação à de 1956, uma redução em valor. Às diferenças que se notariam em percentagem, em relação a 1956, tiveram, segundo informações da província, as seguintes origens:

I) «Animais vivos», «Matérias-primas», «Fios, tecidos, etc.» e «Manufacturas diversas», maiores quantidades e menor valor do seu custo.
II) «Substâncias alimentícias» e «Máquinas, embarcações, etc.», menores quantidades e menores valores.

b) Pelo que respeita à exportação, nota-se que as classes de «Matérias-primas» e de «Substâncias alimentícias» só por si representam 99,8 por cento do total da exportação, pelo que não têm as restantes classes qualquer significado económico importante. Segundo informação da província, temos:

I) Na classe «Matérias-primas» registaram-se menores quantidades e maior valor, decorrendo a mais-valia deste da exportação de 3080 t de sucata de metais, que, assim, contrabalançou o efeito da diminuição, em cerca de 1200 t, verificada na exportação de copra, afectada por doença que reduziu praticamente a metade a produção da ilha do Príncipe.
II) Na classe de «Substâncias alimentícias», classe quase exclusivamente constituída pelo cacau, registaram-se maiores quantidades (cerca de 1720 t) e maior valor (l$25 por quilo).

Eis agora um quadro que nos dá as qualidades e valores das principais mercadorias importadas no quadriénio de 1954-1957:

[Ver Tabela na Imagem]

Como se vê, exceptuando a gasolina, que em 1957 apresenta cerca de um terço manos da importância de 1956, e isto em consequência da maior utilização de gasóleo como combustível, indicam as restantes mercadorias posições de equilíbrio. No tocante à exportação, indicam-se no quadro a seguir as quantidades e valores dos cinco principais produtos exportados nos quadro últimos anos.