O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE ABRIL DE 1960 586-(69)

considerando as que prevalecem entre particulares (menos 2,5 por cento), quer quando se comparam com as que se aplicam noutros países com largas tradições financeiras, como o Reino Unido e os Estados Unidos da América.
As taxas médias entre particulares e a taxa média cobrada na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência (serviços privativos) constam do quadro que segue:

[Ver tabela na imagem]

Se for considerado que nos Estados Unidos da América o Governo levanta no mercado a curto prazo capitais a taxa superior a 5 por cento, e que no presente momento a taxa razoável para títulos do Estado seria da ordem dos 4 3/4 0/0, ver-se-á a grande diferença com as taxas prevalecentes entre nós para particulares, assinaladas no quadro atrás transcrito.

Fundos de reserva

59. Os fundos de reserva da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência atingiram 1 313 680 contos, assim distribuídos:

Contos
Fundo de reserva permanente.............................. 331 242
Diversos fundos.......................................... 493 145
Fundo de flutuação de títulos............................ 489 293
Total ................................................. 1 313 680

Houve melhoria bastante pronunciada em relação a 1957, embora hajam de ser consideradas as oscilações do fundo de flutuação de títulos.
As duas rubricas de maior interesse - a do fundo de reserva permanente e a dos diversos fundos - constam do quadro que segue:

[Ver tabela na imagem]

Todas as verbas mereceriam comentário, mas, para não alargar em demasia o texto, apenas convém mencionar o fundo de previsão com 155 723 contos, o da construção para aquisição e construção de imóveis destinado a amortizar as novas instalações e que já sobe a 303 249 contos, mais 35 430 contos do que no ano anterior.

Caixa Nacional de Crédito

60. Já ultrapassou os dois milhões de contos o activo desta instituição, fundada há cerca de 30 anos, quando se efectuou a reforma da Caixa Geral de Depósitos.
O aumento, em relação a 1957, foi de 173 406 contos e deu-se, quanto a 124 716 contos, no crédito industrial, a 26 438 contos, no crédito agrícola individual e, a 23 004 contos, no crédito agrícola mútuo.
A seguir indicam-se em conjunto as principais rubricas que constituem o activo da Caixa Nacional de Crédito:

[Ver tabela na imagem]