O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

82-(126) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 178

Como se vê, é do estrangeiro que o Estado da índia importa a maior parte das mercadorias de que necessita. Em 1959 importou, como se vê, 628 161 contos de mercadoria do estrangeiro, o que perfaz 83,68 por cento do total das importações.
Vejamos então, seguidamente, a distribuição do quantitativo importado pela província, pelos diversos países e territórios seus fornecedores no triénio de 1957-1959:

[ver tabelas nas imagens]

Com menos de 10 000 contos de fornecimento há ainda muitos outros territórios, dos quais se destacam a Checoslováquia, com fornecimentos no valor de 9539 contos, e a Itália, com 5786 contos.
Conforme se constata, continua o Reino Unido a ser o principal fornecedor dos mercadorias que o Estado da índia necessita importar. Segue-se-lhe a metrópole, que se mantém fixa no 2.º posto. Porém, a partir daqui, notam-se trocas de lugar de ano para ano, o que nos vem demonstrar, afinal, que só o Reino Unido e a metrópole se mantêm invariavelmente à cabeça dos fornecedores da província através dos anos.
Analisemos agora a exportação:
Eis um quadro da mesma, elaborado segundo as classes da pauta aduaneira e referente a 31 de Dezembro de cada um dos anos do quadriénio de 1956-1959:

[ver tabela na imagem]

Conforme se verifica, a exportação é dominada pela classe de «Matérias-primas», com uma percentagem de 88,63 sobre o seu total. Todavia, em relação a 1958, aumentou a exportação desta classe de produtos, o que se deve à maior quantidade exportada de minério, principal constituinte da referida classe.
De notar também o aumento sofrido pela classe «Manufacturas diversas», isto devido ao incremento da exportação de papei, desenho e obras de tipografia, litografia e pintura (38 923 contos) e de armas e munições (8107 contos).
Segue-se um quadro discriminativo dos principais produtos exportados pela província em cada um dos anos do quadriénio de 1956-1959:

[ver tabela na imagem]