O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1960 82-(133)

Segue-se um quadro elucidativo das principais mercadorias importadas pela província no triénio de 1957-1959, elaborado em ordem decrescente dos valores atingidos em 1959 pelas referidas mercadorias:

[ver tabela na imagem]

(a) Milhares de peças.
(b) Cabeças.
(c) Quilolitros.

Como se vê, em 1959, assim como em 1958, predomina na importação o arroz, aliás natural, porquanto é a base da alimentação dos naturais da província.
Segue-se um quadro elucidativo da importação havida em cada um dos anos do quadriénio de 1956-1959, com as várias mercadorias importadas distribuídas pelas seis classes da pauta aduaneira:

[ver tabela na imagem]

Em face deste quadro, verifica-se que o movimento da importação sofreu um aumento em todas as classes da pauta, das quais a mais preponderante é a de «Matérias-primas», e isto porque é nela que se inclui o ouro fino que, como se sabe, é de longe a mercadoria de maior valor económico importada pela província.
Conjugando os dois últimos quadros, infere-se ainda que o aumento sofrido pela classe de «Fios, tecidos, etc.» se deve ao acréscimo de importação verificado na de «Fazendas diversas», enquanto o registado na de «Substâncias alimentícias» só deve, na sua maior parte, ao incremento havido na importação de arroz.
Os aumentos sofridos pelas outras classes são normais e derivam do somatório de ligeiros aumentos verificados na importação de cada uma das infinidades de mercadorias que as compõem.
E, ainda sobre a importação, eis, por último, dois novos quadros: o primeiro elucidando-nos sobre os fornecedores da província englobados nas três grandes zonas estatísticas de intercâmbio, e o segundo discriminando os territórios englobados nessas zonas. Ambos os quadros se referem ao quadriénio de 1956-1959:

QUADRO I

[ver tabela na imagem]