O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1960 82-(95)

[ver tabela na imagem]

De uma forma geral, como se vê, a posição das importações feitas nos dois últimos, mesmo nos três últimos anos, é equilibrada, podendo considerar-se normais as diferenças que apresentam.
No tocante à exportação, indicam-se no quadro a seguir quantidades e valores dos cinco principais produtos exportados nos quatro últimos anos:

[ver quadro na imagem]

Verifica-se que foi no cacau que se registou, como atrás dissemos já, a principal causa do menor rendimento da exportação em 1959, não só por ter sido inferior o volume exportado como também por ter diminuído o seu valor intrínseco. Enquanto em 1958 o valor médio da tonelada exportada foi de cerca de 22,7 contos, em 1959 foi apenas de cerca de 19,3 contos, o que, aliás, bem mostra com pode ser falível a economia da província.
Os principais mercados compradores de cacau foram os constantes do quadro seguinte:

[ver quadro na imagem]

(a) Estes países estão, em 1956, incluídos na rubrica «Outros países», pois não possuímos, nem encontràmos elementos que nos permitissem estabelecer o consumo exacto de cada um deles. Nos outros anos restantes estão apenas incluídos na referida rubrica países como a Austrália, a Checoslováquia, a Dinamarca e a Suécia, cujas compras de cacau à província são geralmente Inferiores a 40 t e 1000 contos.

O café Arábica teve em 1959 exportação superior à de 1958 em 13 t, mas, em contrapartida, viu a sua cotação média baixar de 44,6 contos por tonelada em 1958 para 42 contos em 1959. Todavia, graças às referidas 13 t exportadas a mais, logrou 378 contos positivos, em relação a 1958.
Este produto teve pràticamente um comprador: a metrópole. O outro foi a Bélgica, que quase não conta, porquanto adquiriu apenas 4 t do produto.
O café Libéria teve em 1959 uma exportação inferior à de 1958 em 82 t. Como, porém, a cotação média deste produto se manteve estacionária (30,4 contos por