O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 56

ANO DE 1962 27 DE NOVEMBRO

ASSEMBLEIA NACIONAL

VIII LEGISLATURA

SESSÃO N.º 56, EM 26 DE NOVEMBRO

Presidente: Ex.mo Sr. Mário de Figueiredo

Secretários: Ex.mos Srs.

Fernando Cid Oliveira Proença
Luís Folhadela de Oliveira

Nota. - Foram publicados seis suplementos ao Diário das Sessões n.º 55, que inserem: o 1.º, o texto aprovado pela Comissão de Legislação e Redacção do decreto da Assembleia Nacional sobre a organização judiciária;- o 3.º, os textos aprovados pela Comissão de Legislação e Redacção dos decretos da Assembleia Nacional, sob a forma de resolução, acerca das contas da Junta do Crédito Público relativas ao ano de 1960 e das Contas Gerais do Estado respeitantes ao exercido de 1960; o 3.º, o texto aprovado pela Comissão de Legislação e Redacção do decreto da Assembleia Nacional sobre o arrendamento rural; o 4.º, o texto aprovado péla Comissão de Legislação e Redacção do decreto da Assembleia Nacional sobre o emparcelamento da propriedade rústica; o 5.º, o texto aprovado pela Comissão de Legislação e Redacção do decreto da Assembleia Nacional sobre a reforma da previdência social, e o 6.º, o aviso convocatório para a abertura da Assembleia Nacional no dia 26 do corrente mês.

SUMARIO: - O Sr. Presidente convidou para secretários da Mesa os Srs. Deputados António Moreira Longo e Rui de Moura Ramos.
O Sr. Presidente declarou aberta a sessão às 16 horas e 25 minutos.
Foram aprovados os n.ºs 51 a 55 do Diário das Sessões.
Procedeu-se à eleição das vice-presidentes e dos secretários da Mesa.
Foram eleitos para 1.º, 2.º e 3.º vice-presidentes, respectivamente, os Srs. Deputados José Soares da Fonseca, António Augusto Gonçalves Rodrigues e José Maria Rebelo Valente de Carvalho e para 1.º e 2.º secretários, respectivamente, os Srs. Deputados Fernando Cid Oliveira Proença e Luís Folhadela de Oliveira.
O Sr. Presidente proclamou os eleitos e convidou os Srs. Secretários a tomarem lugar na Mesa.
Remetidos pela Presidência do Conselho e para os efeitos do disposto no artigo 109.º da Constituição, foram recebidos na Mesa os n.ºs 65 e 66 do Diário do Governo, 1.ª série, que inserem os Decretos-Leis n.ºs 44248, 44250 e 44251.
Foram recebidos na Mesa os elementos fornecidos pela Secretaria de Estado da Agricultura para satisfação do requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Santos Bessa na sessão de 1 de Fevereiro passado.
Foi lida uma relação dos elementos enviados à Assembleia, no interregno parlamentar, em satisfação de requerimentos apresentados por diversos Srs. Deputados; esses elementos já foram entregues aos Srs. Deputados que os requer eram.
O Sr. Deputado Joaquim José Nunes de Oliveira foi autorizado a depor, como testemunha, na comarca de Vila Nova de Famalicão.
Também o Sr. Deputado Armando Cândido de Medeiros foi autorizado a depor, no 2.º juízo correccional de Lisboa.
O Sr. Presidente referiu-se à inauguração do Concilio Ecuménico e ao facto de ter chefiado a missão portuguesa.
O Sr. Presidente saudou os Srs. Deputados, ao iniciar-se a 2.a sessão legislativa, e referiu-se ao falecimento, ocorrido entre o encerramento da anterior sessão legislativa e o início da presente, dos Deputados José Mendes Pires da Costa e Egberto Rodrigues Pedro e dos Deputados em outras legislaturas Alberto Pinheiro Torres, Carlos de Azevedo Mendes, Frederico Bagorro de Sequeira e José Maria Sacadura Botte, ficando exarado na acta um voto de sentimento.
O Sr. Presidente disse que a proposta de lei de autorização de receitas e despesas, enviada directamente pelo Governo à Câmara Corporativa, deveria começar a sor apreciada, desde já, pelas Comissões do Finanças e de Economia, visto possuírem os Srs. Deputados os elementos suficientes para o seu estudo.
Foram recebidas na Mesa a Conta Geral do Estado e as contas das provindas ultramarinas, que o Sr. Presidente mandou baixar à Comissão de Contas Públicas.
Foram convocadas para o dia 29 próximo as Comissões de Finanças ê de Economia.
O Sr. Presidente encerrou a sessão às 18 horas.