O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4474-(140) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 184

Aeroportos

266. Nos aeroportos subiu a despesa ordinária para 57 948 contos (mais 6185 contos) e desceu muito a despesa extraordinária, como se nota nas cifras seguintes, que se podem comparar com as de 1962:

[ver tabela na imagem]

A causa da descida está toda nos aeroportos de Lisboa, Porto e Madeira, visto ter havido reforço de verbas em outros aeroportos, como no de Faro, Santa Maria e S Miguel.
O total da despesa com aeroportos desceu de 242 647 contos em 1962 para 169 208 contos, incluídos os 111 260 contos de despesa extraordinária.

Serviço Meteorológico Nacional

267. Nestes serviços mantêm-se as despesas em cerca de 13 409 contos, assim divididos:
Contos
Pessoal.......................... 9 234
Material......................... 2 879
Encargos......................... 1 296
Total............................13 409

Correios, telégrafos e telefones

268. As receitas e as despesas dos CTT nos últimos cinco anos são dadas pelo quadro seguinte:

[ver tabela na imagem]

Foi em 1948 que, pela última vez, a despesa ultrapassou a receita, com um déficit de 28 255 contos.
Os saldos positivos apurados ano a ano não podem interpretar-se sem ter em conta o principal objectivo dos serviços, que é o de satisfazer necessidades de ordem pública. Assim, não pode, por si só, impressionar a descida dos saldos, desde há três anos pois eles dependem do próprio conceito de receitas e de despesas, especialmente na arrumação contabilística das contas. Adiante se analisará com algum pormenor a conta, de modo a extraírem-se conclusões. Ao serem apreciados os fundos de reserva e as amortizações diversas ter-se-á ideia mais clara do que se acaba de escrever.
O cálculo dos índices das receitas e despesas anuais, com base em 1959, e a determinação das percentagens sobre as receitas são elucidativos:

[ver tabela na imagem]

Importa essencialmente ver em que medida evoluíram os serviços prestados, o que pode verificar-se no quadro adiante, onde se utilizam as rubricas mais expressivas:

[ver tabela na imagem]

No tráfego telefónico apenas foi considerado o serviço automático nacional do regime metropolitano a cargo dos CTT. Transformando este quadro de forma que mostre a evolução a partir de 1959, obtém-se:

[ver tabela na imagem]

Vê-se, por este quadro, que o acréscimo nas actividades mais importantes do tráfego postal e telegráfico é quase insignificante, outro tanto não sucedendo com o do tráfego telefónico.

Receitas

269. Tomando o longo período de treze anos, e tendo por base 1938, para se determinarem os índices de evo-