O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1394-(36) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 77

[ver tabela na imagem]

Notam-se maiores valores nos animais vivos (carnes), e nas gorduras, ligeiramente mais nos produtos do remo vegetal. Mas uma parcela do agravamento veio das pedras preciosas vindas de Angola para classificação e exportadas para os mercados externos. O seu valor unitário subiu muito, o que reduz o significado do agravamento do valor médio final.
As secções de maior influência tiveram valores unitários idênticos, ou até menores do que os do ano anterior.
No caso das máquinas e aparelhos, o valor unitário desceu de 77 307$ para 73 561$.

Principais importações

81. Já se notou que quatro secções pautais dominam a importação, com 53,8 por cento. Mas dentro destas secções dez produtos cobrem 53,5 por cento, e eles incluem máquinas e aparelhos, combustíveis, alimentos e metais, como se verifica a seguir:

[ver tabela na imagem]

Pondo de lado as máquinas e aparelhos, com influência no fomento económico e que formam a maior percentagem, poder-se-á actuar sobre os valores da maior parte das outras mercadorias.

Combustíveis

82. Os combustíveis representam 7,1 por cento nas importações e são constituídos em grande parte por óleos minerais. Elevam-se a perto de 2 milhões de contos, com tendência para aumento na medida do desenvolvimento económico, se não for atalhado o seu uso pela substituição, onde possível, por energia hidroeléctrica, ou atómica, no futuro
Convém determinar os valores e tonelagens dos combustíveis importados