O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE ABRIL DE 1971 1788-(33)

Secções da Pauta
[ver tabela na imagem]

Os problemas sugeridos pela leitura das cifras dos dois quadros acima publicados são sérios e precisam de ser vistos à luz das realidades de um país que está fazendo um grande esforço no ultramar.

Aã cifras nos últimos três anos

78. Os preços unitários melhoraram no conjunto em relação aos últimos três anos. O de 1060 elevou-se a 4 698$, com nítida melhoria em relação a 1968 (4 800$). Este preço unitário, mais baixo, ajudou a balança comercial.

Deu-se em paralelo com melhoria sensível no preço unitário da exportação.

A seguir dão-se os preços unitários, por secção, nos últimos três anos:

Secções da Pauta
[ver tabela na imagem]

O agravamento dos preços unitários da XVI e XVII, além do verificado na XI, não ajudaram. São secções, como se viu, de alto valor.

Principais importações

79. Já se mencionaram as secções de maior influência na importação e deram-se elementos que permitem calcular a percentagem de quatro (50 por cento).

Convém agora agrupar as diversas mercadorias de modo a obter ideia exacta da distribuição:

Designação
[ver tabela na imagem]

Nos produtos alimentares houve agravamento, mas neste caso a exportação é superior a importação: efeitos de certas exportações relacionadas com caldas e produtos do tomateiro e outras.

Foi expressivo o agravamento no montante dos fornecimentos industriais, e neste caso as exportações têm uma cifra muito inferior (- 7 151 000 contos).

Outro tanto aconteceu com os bens de equipamento, com uma importação total de 8 401 000 contos, muito superior aos l 484 000 contos na exportação.

Os bens de consumo representam 5 442 000 contos, e a exportação foi maior.

A súmula do quadro dá o seguinte em percentagens:

Designação
[ver tabela na imagem]

As cifras não têm idêntica proporção quando, traduzidas em números, dada a diferença dos quantitativos da importação e exportação.