O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE MARÇO DE 1672 3292-(43)

[... ver tabela na imagem]
Secções da Pauta Exportações
Contos Percentagens


Os produtos do reino vegetal e de indústrias alimentares preenchem 98,2 por cento das exportações. A seguir indicam-se os valores dos principais produtos:

Produtos 1969 1970
Toneladas Contos Toneladas Contos

Nota-se no quadro o efeito dos valores unitários (baixa de preço de venda). Em 1969. 8300.t de cacau foram vendidas por 198947 contos. Em 1970, 10 099 t foram vendidas por importância inferior, 189 291 contos. No caso de se ter mantido o preço unitário, as exportações de 1970 seriam maiores.

A economia de S. Tomé é muito afectada pelas condições que prevalecem nas bolsas comerciais relacionadas com certos produtos, como o cacau, e até com as condições financeiras de alguns países de modesta economia,
que dependem de um ou dois produtos e não hesitam em lançar atocha no mercado quando há imposições financeiras.

6. Veja-se mo quadro seguinte a variação dos preços unitários:
[... ver tabela na imagem]
Anos Cacau Café Copra Coconoto Óleo do palma

(a) Anteriormente a 1964 01 valores representavam a valores fiscais, os quais levam do base à incidência dos direitos de exportado.
A partir deite ano, apresentam-se os valores F. O. B., valores que realmente revertem a favor do fundo Cambial da provinda, por representarem o preço do ronda da mercadoria.

A instabilidade nos valoras unitários do cacau é manifesta e exasperante.
Variações de 6000$ alteram profundamente o significado das cifras. Entre 1969 e 1970 a variação no preço unitário do cacau atingiu 5300$, o que é muito.
As alterações noutros produtos não têm grande significado, a não ser no café. Mas neste caso as exportações são muito baixas, com pouca influência na balança.
Ë notável a subida no preço unitário do café em 1970.

Repartição geográfica

7. Até há poucos anos a metrópole e a Holanda eram os dois grandes clientes dos produtos de S. Tomé e Príncipe. Ultimamente, a Alemanha Federal e a Dinamarca melhoraram a sua posição.
Indicam-se a seguir os principais consumidores de produtos de S. Tomé e Príncipe:
[.. ver tabela na imagem]
Territórios compradores Toneladas Contos

Surpreende A baixa exportação para os Estados Unidos, com 11 575 contos em 1970.

Balança do comércio

8. Registou-se, pela primeira vez desde há muitos anos, o saldo negativo de 23 062 cantos. Este saldo é explicado por maiores importações e exportações de menor valor do que no ano anterior.