O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE MARÇO DE 1973 3292-(45)

A evolução dos valores unitários consto do quadro seguinte:
[... ver tabela na imagem]
Anos Importação Exportação

Os índices, na base de 1988 aguai a 100, revelam melhor do que as cifras absolutas o fenómeno do declínio dos termos do comércio externo. Vêem-se nos números que seguem:
[... ver tabela na imagem
Índices Importação Exportação

(a) Deve tornar-se em consideração que os valores do exportação a partir de 1964 são valores F. O. B., diferentes, portanto, dos anteriores, que representavam valores fiscais

RECEITAS ORDINÁRIAS

11. S. Tomé e Príncipe foi um grande entreposto aéreo durante a guerra do Biafra. Pelo Aeroporto de S. Tomé passaram os socarmos, em remédios e abastecimentos, destinados às populações famintas. A vida orçamental ressentiu-se deste suplemento de serviços prestados a territórios vizinhos; nas receitas- e despesas, através de maiores verbas, na actividade relacionadas com a aeronáutica.
Com a extinção da guerra do Biafra decresceram as actividades aéreas e as taxas regressaram a valores parecidos com os anteriores. Deste modo, ta receitas ordinários diminuíram, arredondando-se para 140 866 contos, menos 7461 contos do que em 1969.

Os números índices que se publicam a seguir mostram o gradual Aumento e a influência dos acontecimentos políticos em países vizinhos:
[... ver tabela na imagem]
Anos Contos Números-índices

Repartição das receitas

12. À semelhança do que aconteceu noutras províncias ultramarinos, os impostos directos e indirectos perderam muito da SUA influência na conta geral.
Em -1998 representavam mais de 50 por cento das despesas (51 por cento), mas ficaram reduzidos a 41 por cento em 1970. Não tanto por falta de produtividade crescente das verbas, mas o acentuado desenvolvimento de outros capítulos orçamentais produziu o desfasamento verificado nas cifras.
No caso, por exemplo, das tesas, a (percentagem que lhes competia em 1988 era de 6 por cento, elevada por efeitos de ajustamento e desenvolvimentos diversos para 28,6 em 1960 (o máximo atingido) e 27,4 em 1969. A descida para 20 por cento do total das receitas ordinárias foi devida a razões mencionadas adiante.
Um capítulo que mostra grande irregularidade é o da consignação de receitas. A seguir indicam-se as cifras para todos os capítulos. É fácil deduzir do quadro a seguir a irregularidade das percentagens:
[... ver tabela na imagem]
Percentagens
Anos Impostos directos Impostos Indirectos Indústrias regime especial Taxas Domínio privado e participação de lucrei Rendimento de capitais, Reembolsos e reposições Consignação de receitas