O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

972 I SÉRIE - NÚMERO 26

gada. De qualquer modo, já terei ocasião de me deter nesse ponto quanto responder, com muito gosto, aos Srs. Deputados da UEDS.
Quanto ao Sr. Deputado Jorge Lemos queria dizer que se, de facto, fiz referência a que a nossa situação era aviltante e degradada, o que é certo é que está demonstrado à saciedade que ela é mesmo degradada e intervenções anteriores à minha, designadamente aquela que foi feita pelo Sr. Deputado Vilhena de Carvalho, da ASDI, demonstraram à evidência porque é que é degradada e porque está degradada.
Falei, fundamentalmente, não em comparação com outras coisas que aqui pretendem trazer, mas com os índices remuneratórios dos outros titulares de cargos políticos. Essa é que é a questão!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Não estávamos colocados face aos outros titulares de cargos políticos numa posição profundamente degradante e só não quis entrar em comparações com outro tipo de remunerações que se praticam na Administração Pública, nas empresas públicas e até na iniciativa privada, porque elas me parecem menos próprias neste momento.
Mas um exemplo foi aqui dado ontem e ele é, na minha opinião, lapidar: os deputados estavam a ser pagos abaixo de alguns colaboradores seus dos respectivos grupos parlamentares.
Se isto não é aviltante, então não sei o que é!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado Jorge Lemos levantou o problema do costume, dos salários em atraso, das crianças sem escola e juntou a sua voz a outras vozes muito autorizadas das quais recentemente ouvimos ecoar grandes preocupações, nomeadamente por parte da Igreja Católica, em relação à questão da habitação na cintura industrial de Lisboa. Estamos preocupadíssimos e somos sensíveis a isso, como somos sensíveis, por exemplo, à situação de fome que se vive na Etiópia, como somos muito sensíveis à situação dos refugiados do Afeganistão depois da ocupação soviética...

O Sr. João Amaral (PCP): - Está mais preocupado com o aumento dos deputados!

O Orador: -... mas não têm nada a ver com esta matéria que estamos a discutir!

Vozes do PSD e do PS: - Muito bem!

O Orador: - Quanto à questão do Regimento e do quórum, ó Sr. Deputado, não queria trazer outra vez para aqui a discussão a propósito do Regimento, porque ela foi a prova mais acabada de que o Regimento tinha de ser alterado!
A forma como o Regimento foi aqui discutido nesta Câmara com a impossibilidade prática de 250 deputados...

Aplausos do PSD e do PS.

Dizia eu, com a impossibilidade evidente de 250 deputados acompanharem essa discussão, pela forma como os senhores actuaram no seu decurso, é a maior prova de que, de facto, o Regimento tinha de ser mudado e mudando vai proporcionar uma maior eficácia dos nossos trabalhos! Pelo menos, o Partido Comunista vai deixar, certamente, de ter as possibilidades que neste momento tem de recorrer sistematicamente à chicana. Basta isso!

Aplausos do PSD.

Protestos do PCP.

O Orador: - Quanto ao Sr. Deputado José Magalhães, devo dizer-lhe apenas que, embora na minha carreira política nunca me tivesse sido feita qualquer referência a uma hipotética origem britânica que não tenho, acho que a vou coleccionar a par de alguns outros epítetos com que tenho sido mimoseado.
Há, por exemplo, uma Sr.ª Jornalista que, de facto, não " morre de amores por mim "...

O Sr. José Magalhães (PCP): - O que é que nós temos a ver com isso?

O Orador: - . .. e que num determinado artigo...

Protestos do PCP.

O Sr. José Magalhães (PCP): - Está a fazer perder tempo à Câmara!

Vozes do PSD: - Calminha, calminha!

Protestos do PCP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço-lhes que guardem o silêncio conveniente de modo a que o Sr. Deputado que estava a usar da palavra possa prosseguir.
Faça favor de continuar, Sr. Deputado António Capucho.

O Orador: - O que é absolutamente espantoso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, é que o Sr. Deputado José Magalhães se permita dizer que eu faço perder tempo à Câmara! 15to é de gargalhada nacional, depois do tempo que o Partido Comunista tem feito perder à Câmara desde que estou a exercer o meu mandato de deputado!...

Vozes do PSD- - Muito bem!

O Orador: - Dizia eu, que já me tinham chamado - e designadamente algumas pessoas que me odeiam - "beduíno" e "arábe". Agora, realmente, dizer que tenho "origem britânica", é a primeira vez!
De qualquer modo, acho que vou juntar esse epíteto à colecção.
Quanto ao problema da Lei Eleitoral que foram questões muito sérias que os Srs. Deputados Hasse Ferreira e Lopes Cardoso suscitaram, não queria antecipar um debate no qual que terei muito prazer em participar.
Em todo o caso, transmitir-lhe-ei, em primeiro lugar, a nossa posição que não é uma opinião pessoal mas uma opinião do meu partido expressa numa deliberação praticamente unânime, tomada apenas com uma abstenção, no Conselho Nacional do PSD.
Aí preconizamos que a questão não é reduzir os sistema eleitoral ou a uma propocionalidade total, ab-