O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2872 I SÉRIE - NÚMERO 87

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Rui Rio, depois do oásis um, do ex-Ministro Braga de Macedo, e do oásis dois, do ainda Ministro Eduardo Catroga, tivemos hoje aqui o oásis três, do Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr. Rei Carp (PSD): - Essa é nova!

O Orador: - Só que o terceiro é pior do que o segundo e este bastante pior do que o primeiro. Aliás, verifica-se como a bancada do PSD trata este oásis três pela prioridade que lhe deu hoje nas declarações políticas. A própria bancada do PSD não está muito convicta da importância da intervenção do Sr. Deputado Rui Rio, porque ela foi claramente secundarizada em relação à do Sr. Deputado Pacheco Pereira.

Protestos do PSD.

O Sr. Silva Marques (PSD): - E, então, a sua é importante?!

O Orador: - Quanto às questões que o Sr. Deputado Rui Rio colocou, a situação do País e a situação das empresas falam por si, o mesmo acontecendo com a desmoralização e a falta de confiança que os empresários manifestam e a queda do investimento privado, em geral, e do investimento estrangeiro, em particular. Aí, Srs. Deputados, não há relatório da OCDE que vos salve nem qualquer Tio Patinhas que vos possa salvar, qualquer que seja o seu apelido.

O Sr. Rui Carp (PSD): - Vocês são mais do que os Metralhas!

O Orador: - Aliás, o Sr. Ministro das Finanças está para vir à Comissão de Economia, Finanças e Plano há mais de dois meses e tem estado a fugir a essa vinda. O Sr. Ministro das Finanças começou por dizer que vinha à Comissão de Economia, Finanças e Plano em todas as estações do ano, mas deve ter uma estranha forma de avaliar a evolução temporal e a evolução das estações do ano, porque já não o vimos desde há muito tempo. E temos muitas perguntas que gostaríamos de lhe fazer!
Aproveitando esta intervenção do Sr. Deputado Rui Rio, levanto aqui aquelas três questões que já coloquei na semana passada. Como é que o Sr. Deputado Rui Rio avalia o escândalo que é a gestão dos fundos da formação profissional neste ano e a incapacidade total do Governo em responder às solicitações das empresas e dos operadores na área da formação e do Fundo Social Europeu?

O Sr. Rui Carp (PSD): - Isso deve ser uma piada ao Torres Couto e ao João Proença!

O Orador: - Como é que o Sr. Deputado Rui Rio justifica que uma empresa, como a Petrogal, depois do começo da privatização, tenha tido, em três anos, um prejuízo de 70 milhões de contos? Como é que explica esse prejuízo de 70 milhões de contos nas contas da Petrogal? Como é que o Sr. Deputado Rui Rio avalia o escândalo que é, ao fim de 10 anos de Governo do seu partido, do PSD, os trabalhadores por conta de outrém pagarem de TRS cerca de três ou quatro vezes mais do que os trabalhadores independentes ou do que os trabalhadores por conta própria?

O Sr. Rui Carp (PSD): - Vocês querem é acabar com os trabalhadores independentes e proletarizá-los!

O Orador: - Como é que o Sr. Deputado avalia esse enorme fracasso que é a justiça fiscal em Portugal e como é que vê as responsabilidades de Cavaco Silva e do Governo do PSD?
São estas as perguntas que, neste momento, lhe quero colocar. Agora espero que me responda a elas

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Ferro Rodrigues, começando pela vinda do Sr. Ministro das Finanças à Comissão de Economia, Finanças e Plano, devo dizer que aquilo que está acordado é que o Sr. Ministro das Finanças vem à Comissão analisar cada trimestre do ano. Se V. Ex.ª, nesta altura, está a reclamar a presença do Sr. Ministro é porque o calendário eleitoral já o confundiu de tal maneira que já não sabe o que e o fim de um trimestre.

Risos do PSD.

Os trimestres acabam no fim de Março, Junho, Setembro e Dezembro. É nessas alturas... Agora, os senhores dividiram isto de outra maneira e já não entendo!...

Aplausos do PSD.

O Sr. Ferro Rodrigues (PS) - É um compromisso de que ele vem cá até ao fim do mês?!

O Sr. Rui Carp (PSD) - Esteja descansado que vem cá para a semana!

O Orador: - Sr Deputado Ferro Rodrigues, a minha intervenção pretendeu ser um desafio ao Partido Socialista. Esta foi a pergunta que lhe fiz: o que é que o PS defende para a economia portuguesa? Eu esperava que o Sr. Deputado ou o Secretário-Geral do PS viesse dizer se continuam ou não a luta pela redução da inflação É que ninguém percebe, pois já disseram que sim e já disseram que não!

O Sr. Silva Marques (PSD). - Sim. Não. Talvez.

O Orador: - Defendem a estabilidade cambial? Sim ou não? Ninguém sabe!

O Sr. Silva Marques (PSD)- - Sim Não. Talvez.

A Sr.ª Conceição Castro Pereira (PSD): - "Nim".

O Orador: - Querem baixar o défice público? Sim ou não? Ninguém sabe!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sim. Não. Talvez.

O Orador: - Querem a moeda única? Sim ou não? Ninguém sabe!

O Sr. Silva Marques (PSD)- - Sim. Não. Talvez.

O Orador: - Afinal, a política económica do Governo foi coerente ou incoerente? Vai dar crescimento ou não?