16 | I Série - Número: 066 | 9 de Abril de 2009
No apoio à contratação de jovens, há 4340 jovens que foram contratados sem termo, ao abrigo desta medida.
Relativamente ao apoio à contratação de desempregados de longa duração, há 933 desempregados que foram já contratados, abrangendo a nossa medida um apoio directo á contratação no valor de 2000 €, mais dois anos de isenção de taxa social para a segurança social.
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Finalmente, nos contratos emprego-inserção, isto é, fundamentalmente nos contratos nas IPSS, já deram entrada 19 377 candidaturas e 8689 trabalhadores já iniciaram funções nessas IPSS.
A isto chama-se um esforço sério e honesto, para combater o desemprego e para promover o emprego.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para formular uma pergunta, tem a palavra o Sr. Deputado Paulo Rangel.
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, nos termos do Tratado de Nice, que está actualmente em vigor, é ao Conselho da União Europeia que cabe a indicação do Presidente da Comissão.
Vozes do PS: — Oh!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — O PS, já vimos, está desorientado: hesita entre a posição de Vitalino Canas e a posição do seu cabeça de lista às eleições europeias, Vital Moreira.
O Sr. António Galamba (PS): — Escolham o vosso cabeça de lista!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — O que pergunto é o seguinte: o Governo português, que ainda não respondeu a isso aqui, no Parlamento, qual é a posição que tem? Defende, como alguma parte do PS, o interesse partidário e eleitoralista do Dr. Vital Moreira, ou o interesse nacional e o interesse de Estado, que é apoiar um português na candidatura à presidência da Comissão Europeia?
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Paulo Rangel, é preciso responder a essa pergunta sem qualquer ambiguidade.
Vozes do PSD: — Ah!
O Sr. Primeiro-Ministro: — O Governo português apoia a candidatura do Dr. Durão Barroso. E fá-lo,»
O Sr. António Filipe (PCP): — Faz mal!
O Sr. Primeiro-Ministro: — » porque considera ser esse o interesse nacional.
O Sr. António Filipe (PCP): — É o «nacional-porreirismo»!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Mas faço-o também porque acho que o Dr. Durão Barroso tem feito um bom trabalho enquanto Presidente da Comissão Europeia.