34 | I Série - Número: 085 | 28 de Maio de 2009
Protestos do Deputado do PCP João Oliveira.
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Temos aqui neoconservadores e neoliberais, responsáveis por esta crise a nível mundial, a tentarem dizer que têm soluções para esta crise, crise que eles provocaram.
Recordo a Assembleia de que, em 2003, quando a Europa crescia, Portugal entrava em recessão, graças às políticas de direita no nosso país!... Quando a Europa crescia, Portugal entrava em recessão!! E isso é algo que os senhores devem ter em conta nas vossas intervenções. É porque os senhores não têm autoridade moral nem autoridade política para dizerem, hoje, que têm soluções!
Aplausos do PS.
Foi nesta Assembleia da República que o Primeiro-Ministro do governo do PSD e do CDS-PP disse que o País estava «de tanga»!... E vimos quais foram os resultados dessa atitude populista.
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Isso não é verdade!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Já tivemos a líder do PSD a criticar o aumento do salário mínimo nacional» Mas podíamos falar de imensas situações que mostram a total insensibilidade dos neoconservadores e dos neoliberais.
Vozes do CDS-PP: — Ohhh!»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E em que grupo é que os senhores se incluem?
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — E não entrando aqui numa sessão do «Canal História», gostava também de dizer a alguma esquerda radical que modelos como aqueles que os senhores defendiam há bem pouco ruíram no dia em que o Muro de Berlim foi abaixo.
Protestos do Deputado do PCP Bernardino Soares.
E isto é algo que os senhores devem ter conta nas vossas propostas. É porque o vosso modelo caiu muito antes. A vossa crise, para a qual os senhores não tinham qualquer solução, é muito anterior a esta!!
Protestos do Deputado do PCP Bruno Dias.
Políticas de combate à crise encontram-nas no PS. E, como disse há pouco o Sr. Deputado Victor Baptista, os vossos discursos anulam-se um ao outro: sinal positivo mais sinal negativo, resultado zero! Os portugueses sabem que a única possibilidade de haver no nosso país um caminho, mas um caminho seguro e sustentável, tem que ver com as políticas do PS.
O Sr. Francisco Louçã (BE): — Mas não as do Vital Moreira, claro!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Falando em política fiscal, penso que é absolutamente essencial, Srs. Deputados, sabermos que existe estabilidade fiscal. E não será certamente num momento eleitoral, em que parecem estar muito nervosos, que os senhores querem apresentar propostas milagrosas.
O Sr. Francisco Louçã (BE): — Olhe o Vital!
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Não é este o momento em que os senhores devem fazer isso.
Os senhores querem falar das declarações do Professor Vital Moreira, mas quero dizer-vos que estamos perfeitamente à vontade para discutir isso.