O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | I Série - Número: 099 | 3 de Julho de 2009

afecta as empresas, aumenta o desemprego e preocupa as famílias. Mas o que tenho a dizer aos portugueses é que vamos vencer esta crise. Vamos vencer estas dificuldades e vamos vencer esta crise que veio de fora, tal como fomos capazes de vencer outras dificuldades e outras crises no passado.

Aplausos do PS.

E não nos deixamos iludir pelos profetas da desgraça.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Os portugueses podem estar certos de que o País realizou, de facto, um caminho corajoso e ambicioso de modernização, um caminho que nos deixa, seguramente, mais bem preparados para vencer os desafios do futuro.
É, talvez, isso o que mais nos distingue. Outros olham para o futuro com medo e com pessimismo. Nós olhamos para o futuro com ambição e com esperança. Por isso, o que propomos aos portugueses é uma coligação com o País, para percorrermos juntos este caminho de responsabilidade, de solidariedade e de progresso.

O Sr. Alberto Martins (PS): — Muito bem!

O Sr. Primeiro-Ministro: — A nossa mensagem é clara: não queremos que o País pare nem que ande para trás; queremos que o País ande para a frente. Sei que está ao nosso alcance consegui-lo. E, para isso, podem continuar a contar com toda a nossa energia e com toda a nossa determinação. A bem de Portugal e a bem dos portugueses.

Aplausos do PS, de pé.

O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, vamos passar à fase de debate, que abre com um período de perguntas dos grupos parlamentares ao Primeiro-Ministro.
O Governo pode transferir o tempo sobrante da intervenção inicial.
Nesta fase, cada grupo parlamentar dispõe de 5 minutos para formular perguntas e o Sr. Primeiro-Ministro dispõe igualmente de 5 minutos para cada resposta. Depois, seguir-se-ão as intervenções.
O primeiro inscrito no debate é, pelo Grupo Parlamentar do PSD, o Sr. Deputado Paulo Rangel.
Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, quem ouviu o seu discurso só tem um título para lhe dar: «Sócrates no país das maravilhas»! Não há outro.

Vozes do PSD: — Muito bem!

Protestos do PS.

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Repare, o Sr. Primeiro-Ministro consegue vir a este Parlamento fazer um discurso sobre o estado da Nação sem falar nos três principais problemas que afectam Portugal, neste momento.

Vozes do PSD: — É verdade!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares (Augusto Santos Silva): — Falou, falou!

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Refiro-me aos três dd.
Não falou do desemprego!

Páginas Relacionadas
Página 0016:
16 | I Série - Número: 099 | 3 de Julho de 2009 Protestos do PS. Os Srs. Ministros da
Pág.Página 16
Página 0017:
17 | I Série - Número: 099 | 3 de Julho de 2009 Mas, Sr. Primeiro-Ministro, também não resi
Pág.Página 17
Página 0018:
18 | I Série - Número: 099 | 3 de Julho de 2009 se a sua regra é a da transparência, da con
Pág.Página 18