40 | I Série - Número: 069 | 26 de Março de 2011
O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Sr.ª Presidente, estou a ter muita dificuldade em explicar ao PS que há um caminho para o País»
Aplausos do CDS-PP.
Estou a tentar explicar ao PS que há um caminho para o País, não se pode é ter taxas de execução do QREN de 23% ou de 29%»
O Sr. Horácio Antunes (PS): — De 54%!
O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Não se pode!» Quando o crédito não chega às empresas, quando as empresas estão asfixiadas, quando as empresas não têm solução de tesouraria não se pode, como os senhores fizeram, manter a teimosia. Não lembra a ninguém manter a teimosia de prosseguir as grandes obras públicas, quando não há dinheiro para chegar à economia, quando não há dinheiro para chegar às empresas.
Aplausos do CDS-PP.
Os senhores não tiveram, nunca!, uma estratégica económica e continuam a não ter hoje. Porquê? Bens transaccionáveis, sim, senhor! Exportações, sim, senhor, vamos a isso»!
O Sr. Horácio Antunes (PS): — Toda a exportação é apoiada!
O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Mas onde é que está a política fiscal para isso? Onde é que esteve, como nós aqui tantas e tantas vezes defendemos, uma política fiscal que apoiasse as empresas que criam emprego, que apoiasse as empresas que exportam, que apoiasse as empresas que, nesta altura de crise, têm, apesar de tudo, capacidade de investir?
O Sr. Horácio Antunes (PS): — Não percebe nada!
O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Os senhores nunca quiseram, recusaram sempre e — diga-se, até com a colaboração do partido ligeiramente maior imediatamente aqui, à nossa esquerda — aprovaram, na altura de maior sufoco para as empresas, um Código Contributivo que é um assassinato da capacidade de recuperação destas empresas.
Aplausos do CDS-PP.
Os senhores falharam, falharam sempre e a culpa é vossa! Mas, Srs. Deputados, os senhores hoje não são parte do problema; os senhores são o problema! Há quem diga que não pode haver eleições, porque o País não aguenta dois meses de um governo de gestão»
O Sr. Horácio Antunes (PS): — O problema é vosso!
O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Eu digo: o que o País não aguenta é mais falta de confiança, falta de credibilidade com um Governo que já nada tem a dizer nem a fazer e por isso há outro caminho e nós estaremos nesse outro caminho.
Aplausos do CDS-PP.
A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.