27 DE SETEMBRO DE 2023
47
O Sr. António Sales (PS): — Sr. Presidente, muito obrigado à Sr.ª Deputada Inês de Sousa Real e à Sr.ª Deputada Paula Santos, pelas questões colocadas.
Bom, Sr.ª Deputada Inês de Sousa Real, relativamente ao pacote Mais Habitação, sabemos o percurso que está a percorrer: foi devolvido ao Sr. Presidente da República e temos de esperar. Quanto ao Orçamento do Estado, Sr.ª Deputada, vai ter de esperar; como é óbvio. Em outubro, com certeza, terá respostas para as suas questões.
Relativamente à Sr.ª Deputada Paula Santos, gostaria de lhe dizer que os anúncios, de facto, se constatam na obra e na evidência e a Sr.ª Deputada deu dois exemplos muito concretos.
Protestos da Deputada do PCP Paula Santos. Olhe, o CHO, Centro Hospitalar do Oeste, foi um exemplo concreto, é algo que impacta na vida das pessoas. A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Estão à espera há mais de 20 anos, veja lá! Está prometido há mais de 20
anos! O Sr. António Sales (PS): — Ó Sr.ª Deputada, quero valorizar esta questão da seguinte forma: de facto,
como diz, passou por vários Governos, do PSD e também do Partido Socialista, mas, finalmente, o que temos é que o Centro Hospitalar do Oeste vai avançar, num Governo do Partido Socialista. Esta é que é a realidade.
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Há 20 anos que ouvimos isso! O Sr. António Sales (PS): — Para mim, Sr.ª Deputada, enquanto cidadão leiriense, com pegada na região
do Oeste, não quero contaminar a discussão com aspetos colaterais à centralidade do hospital do Oeste. Importante, para mim é, de facto, que o hospital vá avançar e que vá avançar, neste Governo do Partido Socialista.
A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Quando? O Sr. António Sales (PS): — Essa é a questão importante para a vida das pessoas e para a apresentação
dos cuidados de saúde, com qualidade, no Oeste. Relativamente à Linha do Oeste, bom, a Sr.ª Deputada sabe muito bem que é uma obra que está em curso,
primeiro, na parte sul e que, depois, virá para a parte norte. Já está em execução essa qualificação da Linha do Oeste.
Portanto, esses são dois exemplos paradigmáticos de infraestruturas importantes para o País que, de facto, vão fazendo o seu caminho.
Ó Sr.ª Deputada, convido-a a vir comigo visitar o distrito de Leiria, porque, provavelmente, não o conhece… A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Nós conhecemos! O Sr. Bruno Dias (PCP): — Não diga isso! O Sr. António Sales (PS): — É um distrito que tem 460 000 habitantes. Olhe, sabe quantas empresas tem? Protestos do PCP. Tem 61 000 empresas, Sr.ª Deputada. A Sr.ª Paula Santos (PCP): — E o salário dos trabalhadores?