O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 19

56

O Sr. Ministro da Saúde: — Também nos hospitais estamos a promover reformas decisivas, em primeiro lugar, dinamizando a criação de centros de responsabilidade integrados e equipas multiprofissionais que, com a devida autonomia, alarguem a prestação de cuidados; em segundo lugar, com a profunda reforma das urgências, que se impõe e não deve ser mais adiada, de forma a conseguir mobilizar recursos para o atendimento a cada cidadão no espaço mais adequado, aliviando o fardo imenso, para o sistema de saúde e para os profissionais, que representa hoje o excesso de horas extraordinárias nas urgências.

O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! O Sr. Ministro da Saúde: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, a ambição que o Orçamento do Estado

consagra é de um SNS que, conservando os seus valores de sempre, seja capaz de os atualizar para as exigências dos nossos dias. Queremos, por isso, democratizar o acesso aos cuidados de saúde. Exemplos? O que já fizemos na autodeclaração de doença de curta duração, o que estamos a fazer na campanha de vacinação, que, associando os centros de saúde às farmácias comunitárias, disponibilizam aos portugueses mais de 3500 lugares para acederem à vacina gratuita contra a covid-19 e contra a gripe.

Aplausos do PS. Vamos prosseguir esse caminho ao mesmo tempo que utilizamos os recursos do PRR, agora reforçados

na sua programação com mais de 306 milhões de euros, para um total de quase 1700 milhões de euros na área da saúde, para melhorar os equipamentos e as infraestruturas. Esse PRR de que a direita tanto desgosta vai permitir edificar 124 novos centros de saúde, requalificar 367 centros de saúde…

Aplausos do PS. … e tem permitido pôr à vista o novo Hospital Central do Alentejo, que está a ser erguido na lezíria

alentejana, perto de Évora, vai permitir pôr em funcionamento o novo Hospital de Proximidade de Sintra e lançar todo um novo programa de equipamentos ao serviço das portuguesas e dos portugueses.

Aplausos do PS. Protestos do Deputado do CH Pedro Pinto e da Deputada da IL Joana Cordeiro. Nós acreditamos no SNS, acreditamos nos seus valores solidários e altruístas e percebemos que a sua

reforma é essencial para o atualizar para as necessidades dos nossos dias. Aplausos do PS. Protestos do Deputado do CH Pedro dos Santos Frazão. Entretanto, reassumiu a presidência o Presidente, Augusto Santos Silva. O Sr. Presidente: — O Sr. Ministro tem 10 pedidos de esclarecimento. Responderá em dois blocos, cada

um com cinco pedidos. Evidentemente, só terminaremos a sessão da manhã quando terminar os pedidos de esclarecimento e as respostas.

Para um primeiro pedido de esclarecimento, tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Antónia de Almeida Santos, do PS.

A Sr.ª Maria Antónia de Almeida Santos (PS): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Membros do

Governo, Sr. Ministro da Saúde, depois desta intervenção, percebemos que, se há uma constatação que podemos fazer já deste debate, é o fim da fantasia criada pela direita,…