15 DE DEZEMBRO DE 2023
31
Entretanto, assumiu a presidência a Vice-Presidente Edite Estrela. A Sr.ª Presidente: — Boa tarde, Sr.as e Srs. Deputados. Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Tiago Monteiro, do Grupo Parlamentar do PS. O Sr. Tiago Soares Monteiro (PS): — Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Instituir a contratação anual
de 1000 trabalhadores na função pública, aumentar salários, acelerar carreiras, aproximar os serviços públicos e os espaços de cidadão do Portugal real,…
Risos do Deputado do CH Bruno Nunes. … do País rural, num momento em que falamos tanto de reformas: tudo isto não é uma reforma? Sr.as e Srs. Deputados, não sei se o Sr. Deputado Hugo Carneiro é representante de algum lóbi da indústria
do papel, dada a quantidade de folhetins que aqui apresentou, mas consigo fazer o mesmo número que ele fez, só que lendo do telemóvel: «O líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, sublinha que o corte dos subsídios é uma medida necessária para que Portugal consiga cumprir os compromissos que assinou.»
Protestos do PSD. Veio o Sr. Deputado Miguel Santos dizer que sempre que o PSD governou foi em contexto de salvação
nacional. Ó, Sr. Deputado, onde é que o Sr. Deputado reside? Salvação nacional, com 50 % das repartições de Finanças do interior fechadas?! Isso é salvar quem, Sr. Deputado?
Aplausos do PS. Isso é salvar quem?! Bancos fechados, CTT fechados, centros de saúde fechados, cortes nos subsídios de
Natal e nos subsídios de férias: isto é salvar quem, Sr. Deputado? Não é salvar ninguém, Sr. Deputado. Aplausos do PS. Protestos do PSD. Mas importa fazer uma retrospetiva sobre o modelo de governança da Administração Pública que os Srs.
Deputados já tentaram aqui fazer, e alguns com mérito. Importa referir o caminho que temos feito para rejuvenescer e fortalecer a Administração Pública.
Em primeiro lugar, é importante dizer que, do ponto de vista das qualificações dos trabalhadores da Administração Pública, estamos a dignificar a forma como eles são valorizados pelo seu salário de entrada, a forma como são valorizados nos salários por terem um doutoramento e a forma como protocolamos com entidades, com institutos, com universidades — a Católica, o ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), as Belas Artes —, para que tenham, de facto, propinas reduzidas e para que possam ser mais qualificados.
A nossa Administração Pública precisa de cada vez mais gente qualificada para responder aos desafios do futuro, e rejuvenescida também, Sr. Deputado. Uma Administração Pública capaz de responder aos desafios do futuro é uma Administração Pública rejuvenescida, e é por isso que, no concurso centralizado que fizemos este ano e ao qual concorreram 19 000 cidadãos portugueses, 40 % dos candidatos têm 29 anos ou menos.
Entretanto, o Deputado do PSD Hugo Carneiro exibiu várias das notícias que havia exibido anteriormente. É este o regime de crescimento da Administração Pública que estamos a promover, com uma idade média
nos 35 anos. Aplausos do PS.