O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE JANEIRO DE 2024

17

Socialista está lá fora, em conferência de imprensa, depois de ontem ter fugido aos jornalistas, dizendo que não tinha dado instruções.

Aplausos do PSD. Fica claro que ontem o spin do Partido Socialista ainda não estava preparado, e está hoje a dizer que afinal

sabia. Provavelmente consultou o seu WhatsApp e descobriu que, afinal, tinha sido informado. Aplausos do PSD. Mas o Secretário-Geral do Partido Socialista, no spin que o Partido Socialista preparou de ontem para hoje,

já veio atacar a privatização, a mesma privatização que estava no memorando de entendimento da troica, que os senhores assinaram, onde estavam os cortes que os senhores propuseram,…

Aplausos do PSD. Protestos do Deputado do PS Eurico Brilhante Dias. … onde estavam os cortes de José Sócrates em 2010 e que a Sr.ª Ministra continua a trazer ao discurso.

Quando falou da ideologia, seguramente falava dos cortes de José Sócrates aos funcionários públicos em 2010. Aplausos do PSD. Mas, Sr.ª Ministra, o tema que aqui nos traz hoje é a marca do vosso Governo: é o empobrecimento. E a Sr.ª

Ministra, que é responsável por uma tutela tão importante, é também responsável, na sua tutela, por uma instituição fundamental para apoiar os mais desfavorecidos, instituição essa que está hoje em rutura financeira, envolta num pântano. Falo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Claro…! O Sr. Joaquim Miranda Sarmento (PSD): — Por isso, pergunto-lhe, Sr.ª Ministra, porque a senhora, nos

últimos meses, tem fugido a todos os esclarecimentos: quando vamos conhecer as contas de 2021 e 2022? Vozes do PSD: — Muito bem! O Sr. Joaquim Miranda Sarmento (PSD): — Quando vamos conhecer a auditoria? Qual é a verdadeira

situação financeira da Santa Casa? Como pôde promover a vice-provedora a responsável pela internacionalização que deu um buraco financeiro superior a 50 milhões de euros?

Sim, a vogal que era responsável pela internacionalização com o anterior provedor é agora vice-provedora; uma internacionalização com negócios obscuros onde o Estado português poderá ter perdido mais de 50 milhões de euros. E a senhora, das duas uma: ou não sabia e — peço-lhe desculpa — é incompetente, ou sabia e foi conivente com uma situação muito difícil,…

Aplausos do PSD. … com negócios pantanosos, e em colocar uma instituição centenária, fundamental para apoiar os mais

desfavorecidos, de joelhos devido aos vossos dislates financeiros. Aplausos do PSD. O Sr. Presidente: — Para um pedido de esclarecimento em nome da Iniciativa Liberal, tem a palavra o Sr.

Deputado Carlos Guimarães Pinto.