O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DE JANEIRO DE 2024

23

O Sr. António Topa Gomes (PSD): — O Sr. Deputado prometeu, enquanto Ministro, que em 2028 haveria alta velocidade entre Soure e o Porto. Pois, desafio-o a fazermos o percurso entre Porto e Lisboa: eu irei de bicicleta e o Sr. Deputado fará o percurso usando um metro que seja de alta velocidade.

Acho que tenho de me arrepender deste desafio só porque, no dia 10 de março, os portugueses clamarão por uma mudança drástica das políticas.

Aplausos do PSD, com Deputados de pé. Protestos do PS. O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado tem um pedido de esclarecimento. Para o formular, em nome do Grupo

Parlamentar do PS, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Pereira. Protestos do PSD e do CH. O Sr. Ricardo Sousa (PSD): — Vai de comboio para a Madeira?! O Sr. Carlos Pereira (PS): — Sr. Presidente, aproveito para cumprimentar a Sr.ª Ministra, o Sr. Secretário

de Estado e também o Sr. Deputado António Topa, pela intervenção que fez. Vou dar algumas notas e formular algumas questões que julgo relevantes, na sequência da sua intervenção.

O Sr. Bruno Nunes (CH): — Esqueceu-se de cumprimentar a Assembleia! O Sr. Carlos Pereira (PS): — Em primeiro lugar, queria fazer uma pergunta muito direta, porque, diga-se em

abono da verdade, o essencial do debate de hoje é isto: procurar um largo consenso na Assembleia da República, em particular com o maior partido da oposição,…

O Sr. Bruno Nunes (CH): — Connosco?! O Sr. Carlos Pereira (PS): — … sobre um tema que é absolutamente relevante. Diga-se, em abono da verdade, que isto não é nada de novo: o PS tem feito esse esforço sempre, para que

as grandes obras, as grandes infraestruturas, tenham um largo consenso. Aliás, sobre esta matéria, o PSD votou a favor de um Programa Nacional de Investimentos que tinha também a alta velocidade. Portanto, isto não é nada de novo.

Uma das questões fundamentais que o PSD deve responder neste debate é se está, ou não, disponível para dar esse consenso, no esforço que tem de ser feito para lançar um concurso, para que a candidatura do TGV — que garante a Portugal 730 milhões de euros — não falhe. Esta é a única resposta que os Srs. Deputados do PSD têm de dar neste debate: se estão, ou não, disponíveis para fazer isso.

O Sr. Francisco César (PS):  Muito bem! Protestos de Deputados do PSD. O Sr. Carlos Pereira (PS): — Acrescento algo que me parece importante. Os senhores podem estar a estranhar a posição do PS sobre estas matérias tão importantes para o País.

Compreendo que estranhem. Aliás, lembramo-nos bem que os senhores privatizaram a TAP na vigésima quarta hora,…

O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS):  Vigésima quinta! Protestos da Deputada do PSD Joana Barata Lopes.