10 DE JANEIRO DE 2024
9
Depois, em relação ao investimento na ferrovia, sim, vamos pegar ao calhas em três anos da última governação do PSD e CDS: em 2012, 104 milhões de euros de investimento; em 2013, 120 milhões de euros; em 2014, 104 milhões de euros. Mas, em 2023, 670 milhões de euros de investimento; em 2022, 482 milhões de euros de investimento; e, em 2021, 310 milhões de euros de investimento. E, sim, foi o atual Secretário-Geral do Partido Socialista que apresentou este projeto e estes investimentos.
Aplausos do PS. Em relação a outros temas, como os CTT, como a TAP e como a habitação, certamente o Sr. Deputado
estava no tema errado e no debate errado. Quanto aos CTT, tanto quanto sei, o debate é amanhã, mas também tenho muito a dizer sobre os CTT.
Quem privatizou os CTT, contra o interesse nacional, foi o PSD e o CDS. Aplausos do PS. Em relação à TAP, também tenho uma coisa a dizer: ao fim de quatro anos, ainda não conseguiram dizer o
que é que faziam em 2020. Protestos do Deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira. Deixavam fechar a empresa, mandavam 10 000 pessoas para a rua, o que é que faziam? Sobre a habitação, a «lei Cristas», que foi a última coisa que o PSD e o CDS fizeram quando estavam no
Governo, diz bem qual é a política do PSD e do CDS e da nova AD para a habitação. Por isso, Srs. Deputados, dessa forma, as respostas são claras. O Grupo Parlamentar do Partido Socialista
apresenta este projeto sobre o concurso, que naturalmente falhou por questões de maturidade e que agora vai ser aprovado. Vamos construir, finalmente, a linha de alta velocidade.
Sobre as questões do Sr. Deputado Filipe Melo, é verdade que o Eng.º António Guterres apresentou o projeto da alta velocidade, mas o Dr. Durão Barroso enviou-o para o caixote do lixo. É verdade que o Eng.º Sócrates apresentou o projeto da alta velocidade, mas o Dr. Pedro Passos Coelho enviou-o para o lixo.
Aplausos do PS. Por isso, certamente que não é pelo Partido Socialista que não existe projeto de alta velocidade. Aplausos do PS. O Sr. Presidente: — Para intervir em nome do Grupo Parlamentar do PCP, tem a palavra o Sr. Deputado
Bruno Dias. O Sr. Bruno Dias (PCP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: A nova linha
de alta velocidade entre o Porto e Lisboa corresponde a uma necessidade nacional bem identificada há cerca de 30 anos.
Ao longo destas décadas, o PCP tem apoiado todas as iniciativas destinadas à sua construção e continuará a fazê-lo, mas, verdade seja dita, não tem sido por falta de apoio parlamentar que esta e outras infraestruturas vão derrapando no tempo, com a sua concretização sempre discutida na véspera de eleições e sempre adiada, após as mesmas.
O Sr. João Dias (PCP): — Exatamente! O Sr. Bruno Dias (PCP): — Agora, aparece outra vez a conversa dos que querem mais estudos. Se os Srs.
Deputados fizerem a fineza de procurar no site da Infraestruturas de Portugal, na internet, encontram estudos de sobra…