O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE MARÇO DE 1981

795

QUADRO XLIV

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: OMS e Ministério dos Assuntos Sociais.

QUADRO XLV

Taxas de repetência e abandono em 1977-1978

(Continente e regiões autónomas]

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: MEC.

Aproveitamento escolar deficiente em todos os graus de ensino.

Por outro lado, Portugal é um país de profundos desequilíbrios regionais, que um processo cumulativo tem agravado persistentemente.

O nível de concentração em torno das grandes cidades e dos distritos do litoral é expressivo — Lisboa e Porto consomem 60 °to do total da electricidade para fins domésticos e dispõem, conjuntamente com os distritos de Aveiro e Setúbal, de dois terços do parque nacional de automóveis utilitários.

Nas regiões do Centro e Sul do País as camadas populacionais de menores rendimentos têm maior peso relativo; a região de Lisboa cataliza em elevada percentagem as classes de maiores rendimentos.

O dualismo de desenvolvimento regional do Pais pode ser também observado através de indicadores da acessibilidade de certos serviços básicos não materiais.

Lisboa continua a revelar-se, nesta óptica, como zona beneficiada, distanciando-se muito dos distritos mais atrasados do País.