O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE MARÇO DE 1981

797

GRÁFICO 37

Distribuição das famílias por classes de rendimentos (1973)

Intensidade de frequências (•)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(º)Importância relativa da classe (i) na região X Importância relativa da classe

Fonte: INE (1973).

* Guarda, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

QUADRO XLVI

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: OCDE.

A indispensabilidade de prosseguir com empenho uma estratégia de desenvolvimento regional decorre não só da resposta que se pretende dar a legítimos anseios da população quanto à melhoria do seu esta-tuto social como do risco que se corre de, no decurso do processo de integração europeia, se criarem novos e potentes factores de atracção populacional que conduzam a um exacerbar dos desequilíbrios regionais.

C) Evolução demográfica

A previsão demográfica, apoiando-se sobretudo no conhecimento da situação demográfica, reflecte necessariamente as deficiências deste. No caso português merece destaque especial a limitada informação colhida no recenseamento de 1970, as dificuldades que vem atravessando a colheita de informação estatística dos fenómenos demográficos correntes e ainda o afluxo intenso de massas populacionais retornadas de Africa.

Estes movimentos populacionais, a que deve juntar-se o fluxo emigratorio, constituem a grande incógnita na fixação de hipóteses de evolução demográfica.

As perspectivas de evolução que se apresentam terão de ter presente que a população de base é a estimada para o ano de 1975, cuja estrutura etária está sujeita aos condicionalismos já expressos.

De 1970 a 1980 a população portuguesa aumentou de 9013 700 indivíduos para 9 965 900, a uma taxa média anual de 10,1 °/oo, sendo o ritmo de cresci-