O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2212

II SÉRIE — NÚMERO 54

GRÁFICO 28

Evolução dos factores de criação de meios de pasamento

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: Banco de Portugal.

2.9 — Financiamento da economia

A taxa de poupança global no final de 1980 (rondou os 25 % do PIB, apresentando um acréscimo de 3 pontos em relação a 1979.

O aumento da poupança em relação ao PIBpm foi conseguido, sobretudo, através de um maior recurso ao exterior (cerca de 52 milhões de contos).

Espera-se que em. 1980 o défice corrente do conjunto do sector público administrativo tenha reduzido o seu crescimento, apresentando unia necessidade de financiamento de 41 milhões de contos.

O total do investimento em 1980 (rondará os 293 milhões de contos, apresentando em termos reais um

acréscimo positivo, contrariamente ao que se havia verificado em 1979.

Em termos de equilíbrio financeiro as necessidades de financiamento do sector público serão cobertas pelas poupanças dos outros agentes (nomeadamente (particulares) e pelo recurso ao exterior em 45 % e 55%, respectivamente.

O investimento do sector produtivo atingirá os 247,3 milhões de contos, cerca de 82% do investimento realizado, diminuindo a sua participação no total de 2 pontos comparativamente a 1979.

A taxa de poupança dos particulares e empresas, calculada em relação ao PIB, apresenta-se idêntica a 1979.