O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE JANEIRO DE 1987

1320-(3)

Tesouro como também no enorme aumento verificado na colocação dos FIPs, 1985, quer em valor absoluto de capitais subscritos, quer na maior comparticipação dos investidores não institucionais na repartição dos valores tomados.

No mercado primário emitiram-se, em 1985, 147 786 milhares de contos de obrigações com subscrição pública, em comparação com 41 200 milhares de contos de obrigações que haviam sido tomadas no ano anterior.

O mercado secundário foi também fortemente progressivo em 1985, principalmente no que respeita à transacção de obrigações. Assim, as obrigações transaccionadas aumentaram, relativamente a 1984, em 238,9% na quantidade e em 299,7% no respectivo montante.

As acções, até porque o número de sociedades cotadas é ainda reduzido, mesmo considerando as admitidas às cotações não oficiais — novo mercado que foi criado —, tiveram apenas uma movimentação pequena, não obstante se ter registado um crescimento de 244,4% na quantidade de unidades transaccionadas em comparação com o ano precedente.

Espera-se que a maior retoma do investimento, a necessidade de fortalecer as empresas descapitalizadas através do aumento dos capitais próprios e até a própria dinâmica criada pelas tendências que vêm sendo verificadas possam, nos próximos anos, confirmar as perspectivas que o ano de 1985 deixou transparecer.