O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE OUTUBRO DE 1994

2-(55)

Ia OPÇÃO

PREPARAR PORTUGAL PARA O NOVO CONTEXTO EUROPEU

Preparar Portugal para o novo contexto europeu, pressupõe os seguintes domínios de actuação:

Afirmar a identidade nacional na diversidade europeia, valorizando o património histórico-cultural do Pais

♦ Cultura

Garantir a segurança externa, contribuindo para a defesa europeia

♦ Defesa

Valorizar Portugal como nó de relacionamento da Europa com o mundo, ocupando assim uma posição mais central no contexto europeu

♦ Relações Externas

O empenhamento de Portugal no processo da União Europeia é uma realidade que deve valorizar-se como factor de afirmação e de reforço da identidade nacional na fase actual de grandes mudanças no espaço comunitário e no próprio contexto geopolítico europeu.

0 aprofundamento da integração comunitária constitui a melhor forma de defender os interesses nacionais num quadro de evolução internacional em que, a par da maior abertura do comércio mundial e da globalização das relações económicas, prevalece uma lógica de polarização de interesses regionais entre grandes blocos, dos quais a União Europeia é indubitavelmente o grande pólo de-identificação dos interesses nacionais face aos grandes desafios mundiais.

A preservação e desenvolvimento do património histórico-cultural do País, testemunho do seu protagonismo no encontro de civilizações e culturas e do dinamismo da sua criatividade cultural e artística, visando garantir a identidade