O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

630

II SÉRIE-A — NÚMERO 39

No quadro seguinte são indicados os equipamentos e serviços sediados na área da freguesia de Fernão Ferro:

Equipamento e serviços

I farmácia.

Saúde............................................................ 1 centro de saúde.

1 policlínica particular.

I agência bancária.

Actividades polarizadoras............................ I hotel.

I terminal rodoviário.

1 creche particular.

2 escolas básicas de Iciclo oficiais, uma das quais com Equipamento educativo.............................. educação pré-escolar.

5 escolas básicas de Iciclo oficiais. I escola básica de 2.°e 3° ciclos oficia). Freguesia de Femâo Ferro................................ \ Centro de formação profissional.

4 colectividades de recreio. 1 grande campo de jogos. 4 pequenos campos de jogos.

Equipamento cultural e desportivo.............. 4 sala de desporto.

i pista de salto em comprimento. I parque de campismo.

Segurança social.......................................... I centro de dia para a terceira idade.

Abastecimento público de primeira neces- 1 mercado.

sidade. 33 postos de abastecimento.

Comércio ocasional de segunda necessidade 67 postos de comércio.

Serviços de apoio complem. e turístico....... 68 restaurantes/pastelarias e outros.

Indústria/armazéns....................................... 98 estabelecimentos

Fonte: Divisão PDM.

Freguesia de Miratejo

1 — Localização geográfica

Miratejo situa-se no extremo poente do concelho do Seixal na parte norte da vila de Corroios. Constitui com o aglomerado do mesmo nome em Almada um conjunto urbano homogéneo, onde dificilmente se distinguem os limites concelhios.

A acessibilidade de Miratejo quer ao Seixal quer a Almada e Lisboa é fácil, já que a localidade se encontra servida por uma diversificada rede de vias e dispõe de acesso rápido ao terminal fluvial de Cacilhas. É uma povoação recente, que resultou da urbanização, nas duas últimas décadas, de duas grandes quintas: Rouxinol e Varejeira. Miratejo constitui actualmente um dos centros de maior densidade populacional do concelho, bem equipado e com uma identidade e vida próprias, o que por si só é razão bastante para justificar a criação desta freguesia.

2 — Razões de ordem demográfica, económica, cultural c administrativa

A área designada por Miratejo é constituída pelo lugar de Miratejo, onde, segundo o último recenseamento da população realizado em 1991, havia 4695 fogos e 11 892 habitantes, que correspondiam a cerca de 10% da população total do concelho. Também para aquele ano estimou-se em 8700 o número de eleitores na área desta nova freguesia.

A população de Miratejo é predominantemente jovem e oriunda de diversas zonas do País, donde emigrou para a região de Lisboa vindo a instalar-se na sua periferia.

No quadro seguinte indica-se a evolução, registada ao longo da última década, da população e do número de fogos da nova freguesia de Miratejo, valores que, como se pode verificar, duplicaram nesse intervalo. Indicam-se ainda os valores estimados do número de eleitores em 1991 e 1995:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: 1NE, Censos.

Recenseamento eleitoral (estimativa PDM).-

A dimensão da população de Miratejo e a proximidade de Almada e Lisboa constituíram factor de atracção da actividade terciária para esta área. O comércio tem já uma expressão significativa; todos os estabelecimentos são de instalação recente mas adequados ao tipo de população que servem, sujeita normalmente a grandes deslocações pendulares no percurso casa-trabalho.