724
II SÉRIE-A — NÚMERO 34
A Lixa tem, desde há várias dezenas de anos, a aspiração de ser concelho. Com efeito, as gentes lixenses têm bem arreigado esse velho desiderato na sua inquebrantável vontade e no seu grande bairrismo, já por várias vezes aprovado por unanimidade nas respectivas assembleias de freguesia, democraticamente eleitas. Por conseguinte, historicamente, esta aspiração das populações lixenses é já um dado adquirido, fortemente enraizado e que se fundamenta em factores geográficos, demográficos, económicos, sociais, culturais e administrativos.
Assim, o concelho da Lixa abrangerá as freguesias de Aião, Borba de Godim, Macieira da Lixa, Santão, Vila Cova da Lixa e Vila Verde, todas do concelho de Felgueiras, do distrito do Porto, pelo que o município de origem do concelho da Lixa é, obviamente, o concelho de Felgueiras. Donde, tendo o concelho de Felgueiras a área de 116 km2 e 44 163 eleitores, a sua densidade populacional, calculada com base na relação entre estes dois referidos factores, é de 380 eleitores por quilómetro quadrado.
O novo concelho da Lixa terá uma área superior a 23 km2 e ficará a confrontar com os concelhos de Felgueiras, Celorico de Basto, Amarante e Lousada.
O novo concelho da Lixa terá mais de 8000 eleitores. Destes, 5100 são eleitores residentes em aglomerado populacional contínuo, ou seja, na cidade da Lixa. A população residente, nomeadamente na cidade da Lixa, tem aumentado a um ritmo acelerado, fruto também do grande surto verificado a nível da construção civil.
Existem postos dos Serviços Médicos-Sociais na cidade, da Lixa, bem como na povoação da Serrinha, da freguesia de Santão, no lugar de Marco de Simães, da freguesia de Macieira da Lixa, estando já em fase de adiantada construção um centro de saúde na cidade da Lixa.
Há ainda várias clínicas médicas privadas, onde é assegurada a assistência médica de clínica geral e das mais diferentes especialidades.
Na área do novo concelho existem actualmente quatro farmácias, a saber: Farmácia Lima e Farmácia Morais, na cidade da Lixa, Farmácia Queirós, no lugar de Marco de Simães, da freguesia de Macieira da Lixa, e Farmácia Teixeira, na povoação da Serrinha, da freguesia de Santão.
Em termos de casas aptas para a realização de espectáculos, nomeadamente cinema, teatro e espectáculos musicais, existem o actual quartel dos Bombeiros Voluntários da Lixa, a Casa do Povo do Marco de Simães e a Casa do Povo de Borba de Godim.
Na área do futuro concelho existem e operam duas empresas de transportes colectivos de passageiros: a RODONORTE, que tem grandes instalações na cidade da Lixa. Antes de adoptar esta designação chamava-se Cabanelas (Empresa de Camionagem Cabanelas).
Na cidade da Lixa existe uma estação dos CTT com óptimas instalações, já que o actual edifício foi construído de raiz e inaugurado em 2 de Agosto de 1991. Dispõe de código postal próprio (4615), sendo inclusivamente um dos centros de distribuição postal do País. Note-se, porém, que a Lixa já tem estação dos CTT desde o longínquo ano de 1828, sendo até a primeira localidade do concelho de Felgueiras e a nona do distrito do Porto a ter essa benfeitoria. Por outro lado, no ano de 1856, beneficiando de uma remodelação de serviços, a Lixa passou a ter mala-postal em dias alternados, saída do correio de Penafiel. As primeiras malas de correio eram transportadas pelos almocreves da Poupa — Seroa (Paços de Ferreira), que faziam o percurso do Porto a Bragança, e vice-versa, ostentando sobre as alimárias a bandeira oficial em nome de D. Maria ü.
A nível de instalações de hotelaria existem na cidade da Lixa a Albergaria D ALAR, de 3 estrelas, e algumas pensões, nomeadamente a Pensão Silva e a Pensão Artur.
Na cidade da Lixa existem dois modernos estabelecimentos de ensino: a Escola E. B. 2. 3 do Dr. Leonardo Coimbra, inaugurada em 1994, e a Escola Secundária da Lixa, inaugurada em 9 de Outubro de 1983. Estes dois estabelecimentos de ensino têm .óptimas instalações, com grandes áreas cobertas e enormes áreas descobertas.
Conta ainda com dois estabelecimentos de ensino pré--primário.
Na área do novo concelho há actualmente vários infantários, embora a maior parte deles fique localizada na cidade da Lixa.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa foi constituída no ano de 1889, estando sediada desde o fim dovano transacto num novo quartel, sito na Avenida da República, na cidade da Lixa. Trata-se' de um moderno e funcional quartel que ocupa a área de 7000 m2 e é composto por um edifício constituído por três blocos, mais uma casa-escola e parada, ocupando a construção a área coberta de 2300 m2 e cujo custo ultrapassou os 250 000 000$. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa foi considerada de utilidade pública em 28 de Fevereiro de 1928, recebendo desde então diversas e honrosas condecorações, tais como medalha de ouro de duas estrelas da Liga dos Bombeiros Portugueses em 1944, o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e a medalha de ouro da Câmara Municipal de Felgueiras, medalha de ouro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, público testemunho de louvor pelo Ministro da Administração Interna em 15 de Setembro de 1989 e por disúnção de S. Ex." o Presidente da República Portuguesa em 26 de Julho desse mesmo ano, passou a ser membro honorário da Ordem de Mérito. Em suma, um passado brilhante e honroso para uma instituição já centenária, que muito orgulha a Lixa e de que os Lixenses se sentem muito orgulhosos.
Na cidade da Lixa existem belos jardins públicos, nomeadamente na Praça do Dr. Eduardo de Freitas, na Praça do Dr. José Joaquim Coimbra e na Praça dos Carvalhinhos.
Na área do futuro concelho existem presentemente seis agências bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Felgueiras, Nova Rede, Fonsecas & Bumay, BANTF (Banco Internacional do Funchal) e BES.
Para a prática desportiva, existe na cidade da L«.a o Estádio do Senhor do Amparo, com um magnífico relvado, e um campo de treinos, pertencentes ao Futebol Clube da Lixa, clube que vem militando nos últimos anos na U Divisão B, zona Norte, dos campeonatos nacionais de futebol. Na freguesia de Macieira da Lixa também há um campo de futebol não relvado. Além disso, existem ainda na cidade três pavilhões gimnodesportivos, sendo dois escolares e outro da Casa do Povo de Borba de Godim, podendo todos eles ser utilizados pela população para a prática desportiva. Note--se, por outro lado, que o novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Lixa também tem um excelente recinto coberto para a prática de desporto. Acrescente-se também que a cidade da Lixa tem uma óptima e moderna piscina coberta, assegurando assim à numerosa população estudantil e à população em geral a aprendizagem de tão importante desporto. Por fim, refira-se que existem também ginásios explorados por particulares onde se pode praticar cultura física.
Na cidade da Lixa está sediada desde há alguns anos a 2° Repartição de Finanças de Felgueiras, com a respectiva