O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1313 | II Série A - Número 031 | 06 de Abril de 2000

 

De referir, a este propósito, que boa parte da população de Sobrado continua a viver, como complemento do seu emprego, dos proventos da agricultura e pecuária.
A agricultura, apesar da progressiva industrialização da freguesia, sobretudo na área do mobiliário, ainda predomina por todo o lado: Agra da Balsa, Agra da Devesa, Agra da Serra, Agra de Vilar, Agra da Costa, entre outras, são o testemunho da componente rural que sempre caracterizou a povoação de Sobrado.
No século XIX, altura em que a economia era, praticamente, de cariz rural, era patente a forte atracção que Sobrado exercia. De facto, em 1887, segundo relata José Augusto Vieira, em O Minho Pittoresco (tomo III), esta povoação contava com uma população total de 1337 habitantes, residindo em 360 fogos, situados nos lugares de Villar, Passo, Ferreira e Costa.
Actualmente, a freguesia de Sobrado tem uma população residente de cerca de 8000 habitantes e 5019 eleitores.
A baixa densidade populacional, comparativamente com a das outras freguesias do concelho, explica-se pela sua situação geográfica, desviada das grandes vias, nunca tendo sido lugar de passagem obrigatória entre o litoral e o interior.
Contudo, esta situação tenderá a inverter-se, dado que o novo plano de vias rápidas para o Grande Porto e Vale do Sousa irá fazer diminuir significativamente o tempo das deslocações entre localidades.
Sobrado, quando for servida pelo IC 24 e pelo IC 25, estabelecerá ligações rápidas entre o litoral e o interior, permitindo, assim, melhorar e modernizar o sector produtivo, nomeadamente do mobiliário e estofos. Em consequência, novas unidades industriais se instalarão na zona, as quais aumentarão o emprego local, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Actividades económicas:
De registar que a mais antiga indústria mecanizada de que há memória a instalar-se na freguesia foi a de fiação, a Fábrica da Balsa, tendo como principal motor a água do rio Ferreira e uma máquina de vapor para a estiagem.
Embora no passado a povoação de Sobrado tenha sido marcada por um cunho eminentemente rural, actualmente é bem elevado o número de pessoas a trabalhar na indústria, particularmente a do mobiliário.
Foi a indústria que serviu de motor ao desenvolvimento, e a prosperidade daí decorrente fez expandir o comércio, a construção civil e os serviços, a ponto de, em Sobrado, se dizer "não haver desemprego".
Com o desenvolvimento registado nas duas últimas décadas espera-se que, futuramente, a zona industrial de Sobrado, definida no espaço entre a estrada que vai para Agrela e a estrada que se dirige a Alfena (contemplada no PDM), venha a dar um novo impulso na modernização das empresas existentes chamando, por sua vez, novas indústrias.
Assim, em termos de equipamentos colectivos, a povoação de Sobrado dispõe :
Na área da indústria, comércio e serviços:
- Fábricas/comércio de móveis e estofos;
- Fábricas de cascos para estofos;
- Armazéns de aglomerados;
- Fábrica - metalomecânica;
- Fábrica - metalúrgica;
- Fábricas de caixilharia de alumínio;
- Fábrica de caixas para relógios;
- Fábrica de mármores e granitos;
- Indústria de serralharia;
- Indústria têxtil;
- Restaurantes/cafés;
- Indústria artesanal de doçaria;
- Comércio/material eléctrico e electrodomésticos;
- Estúdio de fotografia e vídeo;
- Drogarias;
- Agência bancária;
- Agência de seguros;
- Stand automóveis;
Na área de apoio à saúde:
- Unidade de saúde (extensão do Centro de Saúde de Valongo);
- Farmácia;
- Consultórios médicos.
Na área da educação e desporto:
- Escola de ensino básico (2,º e 3.º ciclos);
- Cinco escolas do ensino básico (1.º ciclo);
- Piscina coberta;
- Creche, jardim de infância e centro de dia;
- Clube Desportivo de Sobrado;
- União Desportiva da Gandra;
- Clube Desportivo de Vilar;
- Futebol Clube do Paço;
- Sociedade Columbófila de Sobrado.
O Clube Desportivo de Sobrado, foi fundado em 23 de Março de 1969. Mantém uma equipa de séniores e júniores.
De assinalar que o ciclismo está ligado a Sobrado, já que dois vencedores da Volta a Portugal são naturais desta povoação: Fernando Moreira e Joaquim Leitão.
Na área da cultura, social e recreativa:
- Associação "A Casa do Bugio";
- Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado;
- Casa do Povo de Sobrado - associação recreativa, cultural e de fomento social;
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sobrado;
A Associação "A Casa do Bugio" tem por missão organizar e superintender às festas de São João, preservando as tradições ligadas à festa.
O Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado foi fundado em 1989. Os trajes, danças e cantares do rancho estão ligados ao tratamento do linho, às ceifeiras e às desfolhadas.
A Casa do Povo de Sobrado, associação constituída em 1943, tem como objectivo dinamizar e promover todo o tipo de actividades culturais e recreativas, no sentido do fomento e defesa da cultura regional: animação cultural, teatro, música, cinema, festas tradicionais e desporto.
A aposta da associação é, actualmente, o seu rancho folclórico, através do qual tem divulgado, de norte a sul do País, em festas, romarias e festivais, os usos, costumes e tradições da freguesia de Sobrado.
Tem um conjunto musical e um grupo dramático.
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sobrado, fundado nos finais dos anos 50, conta com a colaboração de 40 elementos. Os trajes e modas resultam de recolhas feitas junto da população mais idosa, pelo que os trajes são