O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1338 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000

 

Associações e equipamentos de desporto, cultura, recreio e lazer

Clube Futebol de Serzedo;
Associação Recreativa e Cultural de Serzedo;
Associação Desportiva de Serzedo;
Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Norte de Portugal;
Grupo Columbófilo de Serzedo e Fundo;
Grupo de danças e cantares de Serzedo;
Sergaia Etnográfico;
Centro Hípico Malta da Costa;
Centro Hípico de Figueira de Mato;
Parque da Rainha, campo de futebol do Clube Futebol de Serzedo;
Escola de Música "Mestre Soares da Fonte";
Hipódromos;
Piscina do Ulisses.

Festas, romarias e outros pontos de interesse

Nossa Senhora das Fontes (8 de Setembro), que inclui a tradição pagã do Enterro das Merendas;
Nossa Senhora do Livramento (seis domingos após a Páscoa);
Rainha Santa Isabel (no Domingo anterior a 13 de Julho);
Santa Apolónia (no decurso do mês de Fevereiro)
Imagem de Nossa Senhora do Rosário das Fontes, obra de interesse nacional, a qual data do séc. XVI, executada pelo escultor João Ruão, em pedra de ançã (Capela de Nossa Senhora das Fontes);
Imagem da Virgem com o Menino, executada pelo escultor João Ruão, em granito policromado (Igreja Matriz);
Vestígios de uma estrada romana, entre a zona da Catazenda, em Serzedo e S. Félix da Marinha.

Perspectivas futuras

A curto prazo iniciar-se-á a construção da Escola EB 2.3 de Serzedo, já inscrita no PIDDAC, projecto no qual também se inclui um pavilhão gimnodesportivo, facto que porá termo, em definitivo, ao sacrifício diário das deslocações dos estudantes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, para Valadares, Grijó, Carvalhos ou Canelas e suprirá uma lacuna importante no plano desportivo.
Também já se encontra protocolado, com a câmara municipal, a criação de um centro de dia para a terceira idade, um justo e velho anseio da autarquia e a instalação de um novo centro de saúde e um posto dos CTT, no âmbito da construção de um importante algomerado habitacional.
Em termos de vias de comunicação, está em fase de conclusão a VL5, importante eixo rodoviário que atravessa a freguesia de uma a outra extremidade, vinda de Grijó em direcção a Miramar, que estabelecerá ligações directas e rápidas, quer à orla marítima quer à sede do concelho, como a toda a Área Metropolitana do Porto.
A freguesia de Serzedo reúne todos os requisitos exigidos pela Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de vila.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do Partido Social Democrata abaixo assinado, apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Serzedo, no concelho de Vila Nova de Gaia, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 5 de Abril de 2000. - O Deputado do PSD, Manuel Moreira.

PROJECTO DE LEI N.º 169/VIII
ELEVAÇÃO DE SÃO FÉLIX DA MARINHA À CATEGORIA DE VILA

Exposição de motivos

São Félix da Marinha é uma freguesia litoral situada no extremo sul do distrito do Porto - a 14 Km da capital do distrito e do concelho de Vila Nova de Gaia, a 12 Km da sede do concelho, ao qual pertence, confrontando a norte com a freguesia de Arcozelo (concelho de Vila Nova de Gaia), a nascente com as freguesias de Serzedo e Grijó (ambas do concelho de Vila Nova de Gaia), a sul com as freguesias de Anta, Guetim e Espinho (todas estas pertencentes ao concelho de Espinho e distrito de Aveiro), e a ponte com o oceano Atlântico.
Ocupa uma área de 8,78 Km2 - 5,3% da área do concelho (4.ª maior freguesia do concelho). Os seus lugares são: além do Rio, Brito, Espinho, Forta, Granja de Cima, Juncal, Matosinhos, Mesura, Moínhos, Monte e Praia da Granja.
A população residente ronda as 14 000 pessoas (9834 nos censos de 1991) e possui 8434 cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais (Outubro de 1999), 4% dos eleitores do concelho (8.ª maior freguesia do concelho).
A sua localização litoral permite-lhe usufruir de 3 Km de costa Atlântica, essencialmente ocupada com praias e uma zona de vegetação protegida - dunas.
A sua área é abrangida por uma só paróquia - a de São Félix da Marinha - havendo, no entanto, a destacar a existência de uma capelania - a da Capela da Santa Cruz na Granja. A Capela da Senhora do Amparo em Espinho e a Capela de Nossa Senhora das Necessidades são também lugares de culto, sendo a primeira uma construção recente e que serve actualmente um dos lugares com maior aumento populacional.
Apesar de não se saber com rigor a data da sua criação, é bem verdade que o seu passado mergulha na escuridão dos tempos. E se outras provas não houvesse, bastaria lembrar a existência de um "dólmen" e de uma povoação pré-romana - Brito.
A sua história remonta aos séculos XII e XIII, altura em que a igreja desta localidade é referida em diversos documentos como "Igreja de Sanfins de Serzedo", assim como referências à anexação da "Vila de Brito" ao Couto de Grijó, em 11 de Janeiro de 1139, anexação essa mandada por D. Afonso Henriques. Em 1148, encontram-se referências a uma "estrada mourisca" que passava pelo lugar de Brito, estrada esta que foi construída no mesmo lugar de uma anterior "via militar romana".
Em 20 de Janeiro de 1518, o Rei D. Manuel atribui o foral a Gaia. Nesse documento, esta localidade é mencionada como "Sam Fyz".
A designação de São Félix (em latim Santi Felicis) é uma correcção erudita da forma popular Sanfins, que por sua vez é abreviada de São Fins.
Assim, o topónimo - São Félix de Gerona (Gerona - cidade espanhola da Catalunha) - que se comemora a 1 de Agosto, e que se trataria dum cristão negro, presbítero ou diácono, do Norte de África.
Quanto ao topónimo Marinha, está relacionada com as palavras salina ou marinha - "lugar de recolha de água do mar para fabrico do sal".
Em 1860 existiriam na Granja, junto à praia e em terrenos adquiridos por Fructuoso Ayres, pequenas leiras com

Páginas Relacionadas
Página 1325:
1325 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000   lavras, quer estejam a
Pág.Página 1325
Página 1326:
1326 | II Série A - Número 032 | 08 de Abril de 2000   b) Os grupos parlament
Pág.Página 1326