O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1376 | II Série A - Número 034 | 15 de Fevereiro de 2001

 

Dois dias depois - 18 de Janeiro de 1773 - eram referidos os motivos que levaram o Rei a erigir Lagoa a concelho: o grande número dos seus habitantes, a sua boa situação e o amplo termo que o Rei lhe destinou.

III - Contributo sócio-económico

A vila e o concelho de Lagoa registaram, nos últimos 15 anos, um dos maiores crescimentos e desenvolvimentos sócio-económicos de toda a região algarvia.
A sua elevada densidade habitacional (208,8 hab./km2) supera a média da região (69,9 hab./Km2) e a nacional (108,6 hab./Km2), sendo só interior à dos concelhos de Olhão, Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.
A este facto não é alheia a taxa de crescimento populacional (9,5%), fruto da elevada taxa de natalidade (5.º lugar no Algarve) e de outros indicadores humanos, bem como o lugar que ocupa (5.º) em termos do número de licenças concedidas pela autarquia para construção (total e para habitação),no ano de 1999, e ainda que é o 7.º concelho em transacções de prédios, de acordo com os dados do INE.
De referir que, segundo o estudo População e desenvolvimento humano, uma perspectiva de quantificação, elaborado pelo Departamento de Prospectiva e Planeamento, do Ministério do Planeamento, Lagoa ocupa o 39.º lugar nos concelhos com os maiores índices de desenvolvimento humano, só superado por Albufeira (27.º lugar).
No mesmo estudo verificamos que Lagoa está acima da média regional em termos dos índices sectoriais de educação, de esperança de vida, de conforto, do rendimento ajustado e do PIB real, com taxas de crescimento assinaláveis nos últimos 15 anos.
Comparativamente aos restantes concelhos algarvios, tem o 2.º maior índice de educação, o 1.º ex-aequo de esperança de vida, o 6.º de conforto, o 5.º no rendimento ajustado e o 5.º no PIB real, o que a coloca à frente de varias outras cidades da região.
Em termos dos índices de desenvolvimento económico e social, em 1991 Lagoa ocupava o 33.º lugar, atrás de Albufeira (12.º), Portimão (17.º), Faro (20.º) e Lagos (26.º), para, em 1997, ocupar o 26.º lugar, sendo só superada por Albufeira (13.º), Portimão (19.º) e Faro (21.º). De sublinhar que Lagoa foi o único concelho que subiu na ordem nacional (33.º -"26.º - + 7 lugares), enquanto os restantes algarvios desceram.
No que concerne ao índice de desenvolvimento social, Lagoa surge em 41.º lugar, tendo subido 65 lugares comparativamente a 1991, e só é ultrapassada por Albufeira, que surge em 35.º lugar, tendo subido 25 lugares na ordem nacional.
Actualmente, o concelho da Lagoa, em termos da sua população activa, concentra, aproximadamente, 7,1% dessa. população no sector primário, 27,9% no sector secundário e 65,0% no sector terciário.
As empresas existentes (mais de 3000) distribuem-se da seguinte forma: 7,6% no sector primário, 28,6% no sector secundário e 63,8% no sector terciário.
Lagoa é ocupa o 6.º lugar no consumo de electricidade, o 3.º lugar no valor da água distribuída, o 2.º lugar na venda de combustível butano e o 5.º na venda de propano.
Em termos de turismo, motor da economia local, Lagoa tem mais de 301 unidades hoteleiras, com cerca de 3500 quartos e mais de 7000 camas, recebendo um número de hóspedes médio na ordem dos 176 000, para mais de 1 milhão de dormidas e cerca de 10 milhões de contos de receitas anuais.

IV - Infra-estruturas e equipamentos

Com um elevado nível de qualidade de vida, o concelho de Lagoa beneficia de um conjunto de infra-estruturas e equipamentos básicos que reflectem o seu rápido desenvolvimento e perspectivam um contínuo desenvolvimento sustentado.
Actualmente, podem-se destacar, no concelho de Lagoa, e entre outros, os seguintes serviços e equipamentos:
A - Na saúde e solidariedade social:
- Centro de saúde, com SAP e com extensões em todas as freguesias;
- Policlínicas privadas;
- Clínicas dentárias;
- Centros de enfermagem;
- Clínica de fisioterapia;
- Centros sociais polivalentes (crianças e idosos);
- Centros de dia;
- Lar de idosos.
De referir que Lagoa dista menos de 10 km do Hospital do Barlavento Algarvio, unidade de saúde de referência sub-regional.
B - Na educação:
- Estabelecimentos de pré-escolar;
-Escolas básicas do 1.º ciclo;
- Escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos;
- Escola secundária;
- Escola internacional privada.
C - No desporto:
- Colectividades de desporto federado, amador e de lazer;
- Estádio relvado;
- Campos de futebol pelados;
- Pavilhões gimnodesportivos cobertos;
- Polidesportivos em todas as freguesias;
- Piscina e tanque de aprendizagem coberto e aquecido;
- Campos de ténis;
- Campos de golfe.
D - Na cultura e lazer:
- Colectividades de cultura e recreio;
- Museu municipal;
- Centros culturais;
- Salas de exposições;
- Auditório municipal;
- Biblioteca municipal;
- Bibliotecas escolares;
- Estação de rádio;
- Jornais semanários e quinzenários, também em língua inglesa e alemã;
- Parques e jardins diversos;
- Parque de merendas municipal e piscina fluvial;
- Parque municipal de feiras e exposições.
E - Na restauração e turismo:
- Restaurantes;
- Residenciais;
- Motel;
- Aldeamentos turísticos;
- Aparthoteis;

Páginas Relacionadas
Página 1378:
1378 | II Série A - Número 034 | 15 de Fevereiro de 2001   Artigo 3.º (Di
Pág.Página 1378
Página 1379:
1379 | II Série A - Número 034 | 15 de Fevereiro de 2001   Artigo 6.º Aco
Pág.Página 1379