O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2953 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004

 

Imóveis de interesse público

Igreja de São Pedro de Tarouca - Datado dos finais do século XIII é um templo de uma só nave de cabeceira recta denotando um estilo românico-gótico, sobressaindo no seu interior uma arca tumular manuelina com pintura mural e no exterior os pórticos principal e lateral, o campanário com varandim e a cachorrada zoomórfica. O Decreto n.º 37077, de 29 de Setembro de 1948, classificou-a como Imóvel de Interesse Público.
Ruínas da Abadia Velha - De fundação anterior ao século XII poderão ser descritas como as estruturas de um templo românico inacabado de três naves. Foram classificadas pelo Decreto n.º 516/71, de 22 de Novembro.
Arco de Paradela - Arco memorial de volta perfeita, com vestígios de decoração boleada. Está associado à passagem e paragem do cortejo fúnebre do Conde D. Pedro de Lalim para São João de Tarouca. Classificado pelo Decreto n.º 39521, de 30 de Janeiro de 1954.
Capela do Desterro - Implantada na Cerca do Convento é uma construção de forma prismática hexagonal do século XVIII. O interior é revestido a painéis de azulejo historiado. Classificada pelo Decreto n.º 95/78, de 12 de Setembro.
Pelourinho de Mondim da Beira - De coluna quadrangular com base cúbica e fuste biselado nas arestas e apoiado sobre pódio com três degraus; capitel estriado de quatro faces com motivos antropomórficos (máscaras). Classificado pelo Decreto n.º 23122, de 11 de Outubro de 1933.
Pelourinho de Ucanha - De coluna quadrangular de fuste biselado nas arestas e apoiado sobre pódio de quatro degraus octavados; capitel quadrangular com motivos fitopomórficos. Classificado pelo Decreto n.º 23 122, de 11 de Outubro de 1933.
Pelourinho de Várzea da Serra - De coluna quadrangular com fuste biselado nas arestas e apoiado sobre pódio de dois degraus; capitel rude com sigla pentagonal incisa. Classificado pelo Decreto n.º 23 122, de 11 de Outubro de 1933.
Ponte Românica de Mondim da Beira - Composta por dois arcos. sendo o central de volta inteira e de grande dimensão e o lateral bem mais pequeno de arco de volta apontada. Foi classificada pelo Decreto n.º 23122, de 11 de Outubro de 1933.

Imóveis em vias de classificação

Igreja Paroquial de Ucanha - Edifício do século XVII de uma só nave e capela-mor com sacristia adossada. Dignos de realce, no seu interior, são as pinturas no tecto de caixotães e a talha dourada, O seu processo de classificação iniciou-se por despacho do Sr. Vice-Presidente do IPPAR, datado de 27 de Dezembro de 1999.
Casa do Paço da "Honra" de Dalvares - Construção da era medieval, teria, inicialmente, sido pertença de Egas Moniz, Aio de D. Afonso Henriques. Alterada ao longo dos tempos, revela ainda elementos de grande antiguidade, como o portal em ogiva. O seu processo de classificação foi iniciado em 13 de Março de 1998, em conformidade com o despacho do Sr. Vice-Presidente do IPPAR.
Oficina de Fundição Sineira - Localizada na freguesia da Granja Nova teria sido fundada no século XVI por urna família espanhola que aí se radicou. Embora em fase decadente ainda laborava nas primeiras décadas do século XX. Por despacho do Vice-Presidente do IPPAR, datado de 22 de Outubro de 2002, deu-se início ao processo administrativo relativo à sua eventual classificação.

Edifícios de cariz patrimonial e cultural religioso

Igrejas:
Igreja Paroquial de Dalvares - séc. XVI
Igreja Paroquial de Gouviães - séc. XVII
Igreja Paroquial da Granja Nova - séc. XVII
Igreja Paroquial de Moridim da Beira - séc. XVII
Igreja da Senhora do Enxertado (Ruínas) Mondim da Beira
Igreja do Mosteiro de São João de Tarouca - séc. XII
Igreja do Mosteiro de Salzedas - séc. XII
Igreja de São Pedro de Tarouca - séc. XIII
Igreja da Misericórdia de Tarouca - séc. XVII
Igreja Paroquial de Ucanha - séc. XVII
Antiga Igreja Paroquial de Várzea da Serra - séc. XVI
Igreja Paroquial de Várzea da Serra - séc. XX
Igreja Paroquial de Vila Chã da Beira - séc. XVII
Capelas (por freguesias):
Dalvares: Santa Bárbara
Gouviães: Senhor da Salvação, Senhor da Agonia, São José, São João, Santa Bárbara, São Bento.
Granja Nova: Santa Catarina, Santo António, Santa Cruz, Nossa-Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, São Sebastião, Nossa Senhora da Saúde.
Mondim da Beira: Nossa Senhora dos Prazeres, Santa Luzia, Santo António, Sr. dos Aflitos, São Jorge e Nossa Senhora da Saúde.
Salzedas: Senhora da Piedade, Santa Bárbara, São Pedro, São Torcato, Senhora do Desterro, Sr. da Boa Passagem, Santa Marinha, Santo André, Sr. dos Perseguidos, Sr. da Salvação e Santa Luzia.
São João de Tarouca: Santa Umbelina, Santo António, São João da Boavista, Nossa Senhora da Esperança, São Gonçalo, Nossa Senhora da Conceição, São José, Santa Bárbara, Nossa Senhora dê Fátima e do Divino Espírito Santo.
Tarouca - Nossa Senhora dos Prazeres, Mártir São Sebastião, São Pedro, Santa Helena, Santiago, Nossa Senhora das Necessidades, Senhor do Monte, Santa Tecla, Senhor dos Matosinhos, Nossa Senhora da Ajuda, Senhor da Livração, São Martinho, Santo António, Cristo-Rei, São João, Senhor dos Vales, Nossa Senhora dos Remédios, Santa Luzia, Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora do Socorro, Menino Jesus, São Luís, Nossa Senhora das Misericórdias, Santo António (Casa dos Azeredos)