O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2954 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004

 

Ucanha - Nossa Senhora da Ajuda, Santo António, Senhor da Boa Passagem e São Marcos.
Várzea da Serra: Santo Antão, São Sebastião, Santa Bárbara, Senhor da Boa Sentença.
Vila Chã da Beira - Santo António, São Pedro, São Mamede, Nossa Senhora do Calvário.

Sítios de valor cultural e arqueológico

No concelho de Tarouca encontram-se identificados 39 sítios de valor arqueológico, distribuídos em três categorias:
Valor Arqueológico Excepcional - (cinco locais) - Ruínas da Abadia Velha, Mosteiro de Salzedas, Castro de Santa Bárbara, Castro de Mondim da Beira e Mosteiro de São João de Tarouca.
Grande Valor Arqueológico - (sete locais) - Tintureira na freguesia de Salzedas, Ponte, Torre e Calçada em Ucanha, Casa do Paço de Dalvares, Alcácima/Castelo/Sra. dos Prazeres (freguesia de Tarouca), Igreja de São Pedro de Tarouca, Arco de Paradela e Ponte de São João de Tarouca: Valor Arqueológico Comum (27 locais) - Valverde/Quinta dos Castros, Sra. da Piedade, São Pedro, Ponte dos Moinhos e Ponte de Vila Pouca na freguesia de Salzedas; Penalva e Quinta de São Bento na freguesia de Gouviães;Leirós/Portela em Ucanha; Paço, Corredoura, Quinta do Arco de Paradela na freguesia de Dalvares; Sr. dos Vales/Sóuto das Quintas, Sta. Luzia, Ponte Pedrinha/Ponte de Riba Seca, São Pedro, Paradela/Monte Ladário, Calçada entre Valverde e Teixelo, Cumieira e Padrão na freguesia de Tarouca; Ponte Medieval, Igreja Velha/Enxertado em Mondim da Beira; Quintião e Capela de São Gonçalo em São João de Tarouca; Mamoa da Casa da Banda em Várzea da Serra; Alto do Cabo, Casa da Laja e S. Mamede/Castelo em Vila Chã da Beira.

Núcleos de grande interesse histórico, cultural e arquitectónico

Na Vila de Tarouca - Alcácima e Centro Histórico - A designação da primeira corresponde ao morro ao qual se encosta, na vertente sul, a zona antiga da vila. Local pitoresco, privilegiado com uma vista panorâmica da sede do concelho e freguesias vizinhas, teria sido aqui que se situou a antiga alcáçova do castelo de Tarouca. O perímetro de muralhas que, no século XV, rodeava a vila albergava também a denominada Igreja de Santa Maria, provavelmente no local onde subsiste hoje a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres que ainda denota, em certos pormenores, vestígios medievais. A malha urbana adjacente conserva a organização própria de um espaço circuitado pejos muros de uma cerca amuralhada. É construída por ruas estreitas onde pontificam belos exemplares de casas antigas algumas das quais denotando uma certa aristocracia. Completam este distinto conjunto a Igreja de São Pedro que juntamente com a Igreja da Misericórdia, Casa do Almirante, Casa dos Gouveias ou da Torre, Paços do Município e outros imóveis de grande valor arquitectónico e pedras de armas, conferem a esta parte da vila uma singularidade digna de um verdadeiro centro histórico. Em redor da Igreja Matriz uma das primeiras da Riba Douro nos alvores da nacionalidade, desenvolve-se grande parte da vida social e administrativa de Tarouca.
No cimo da avenida que se expande para sul um belo cruzeiro de pedra do séc. XVII com a imagem de Cristo crucificado coberto por um palio abobadado assente em quatro colunelos, marcaria dominante o fim da vila, o que aliás ainda hoje sucede situando-se sobranceiro ao belíssimo edifício da Escola Adães Bermudes.
Em Arguedeira, a Casa dos Azeredos com pedra de armas e capela com tecto mudéjar e em Cravaz a Casa da Quinta que foi pertença dos Morgados de Nossa Senhora da Nazaré representam belos exemplares de solares setecentistas. Entre Arguedeira e Vila Pouca subsistem vestígios do antigo Paço dos Corujais da Honra de Vila Pouca que foi propriedade de Soeiro Bezerra, senhor de importantes castelos da Beira.
No concelho:
Dalvares - O Castro de Santa Bárbara. O Paço senhorial da Honra de D. Egas Moniz, o Aio de D. Afonso Henriques e o Solar dos Meios do século XVII com pedra de armas.
Gouviães - O Paço senhorial da Honra de Gouviães pertença de Paio Cortês Monteiro-mor do primeiro Rei de Portugal. A Quinta de São Bento com capela e túmulo antropomórfico. Troço da via medieval que de Lamego seguia para terras de Riba Côa.
Granja Nova - Núcleo do Terreiro da Feira com palacete; Igreja Paroquial, Antiga Fábrica de Sinos e Capela da Senhora do Desterro. Em Formilo a Capela da Sra. do Carmo, Largo da Fonte com Casa dos Viscondes de Giraúl e capela.
Mondim da Beira - Castro de Mondim da Beira. Núcleo Antigo de Mondim de Cima com casario, Pelourinho e Casa da Cadeia Igreja Paroquial e Rua Prof. António Lopes Ribeiro ladeada por edifícios antigos recentemente requalificados. Ponte românica, praia fluvial e construções envolventes.
Salzedas - Núcleo antigo/antiga Judiaria, Mosteiro e zona envolvente com edifícios de grande valor arquitectónico. Tecido urbano de malha irregular com diversidade de proporções e de dimensões de lotes, elevada densidade de ocupação e construção (cércea dominante de 2 a 3 pisos), predominando sobrados em avançamento sobre a rua. Em Vila Pouca núcleo habitacional da Rua do Dr. João Cardoso Neves, Ponte Românica e moinhos.
São João de Tarouca - Mosteiro, cerca e espaço adjacente com os edifícios da Casa da Tulha e Salão Paroquial Ponte Românica, Senhor do Terço, ruas e casas nas proximidades.
Ucanha - Casario típico, lagares, azenha e moinhos, antigo hospital, Igreja Paroquial, casa onde nasceu José Leite. de Vasconcelos, nas proximidades da Ponte Fortificada. Na Rua Principal em sentido ascendente, calçada, casa rio típico com varandas em consola, semi-consola ou encerradas, Pelourinho, Casa da Câmara, Cadeia e Capela da Sra. da Ajuda.
Várzea da Serra - Núcleo antigo com casario típico em granito e ruas características, Pelourinho, Casa da Cadeia e antiga. Igreja Paroquial.
Vila Chã da Beira - Sepulturas escavadas na rocha, Largo de Santo António e capela com os restos mortais do padre Julião e Igreja Paroquial.

Motivos e equipamentos turísticos

O concelho de Tarouca apresenta um conjunto de potencial idades e de produtos de interesse turístico, com destaque para o seu património cultural, monumental e natural.