O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2955 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004

 

Terra simpática e hospitaleira, ao seu presente de progresso, devemos-lhe juntar um passado rico de História, perpetuado nas pedras dos seus inúmeros monumentos, nas tradições usos e costumes das suas gentes. As belezas naturais de um concelho que alterna as suas terras entre montes e vales conferem-lhe particularidades únicas.
Tarouca terra onde a ruralidade natural e o crescimento urbano se confundem; onde a História da modernidade têm o seu próprio espaço.
A monumentalidade faz de Tarouca um concelho muito visitado estando il1tegrado nos itinerários turísficos-culturais do Douro, na Rota das Vinhas de Cister e nos Circuitos Medievais do Douro. Muito apreciados também pelos visitantes são os miradouros/locais de culto (Santa Helena - Tarouca, Santa Bárbara - Dalvares, Cristo Rei - Gondomar, Santa Catarina - Granja Nova, Nossa Senhora do Calvário - Vila Chã da Beira, Santa Bárbara - Salzedas, São João da Boavista - São João de Tarouca), os sítios de cariz lendário (Calhaus de Santarém - Formilo, Calhaus da Moura e Calhaus das Três Broas - Mondim da Beira), os circuitos pedonais (Margens do Varosa e Galhosa, Caminho entre Vilarinho e São João de Tarouca, Caminho de Santa Helena ao Cristo-Rei, Caminho de Paradela a São João de Tarouca, Caminho de Salzedas a Granja Nova por Santa Cruz e Caminho dos Cubos a Vila Pouca) e as áreas/pontos de contemplação da paisagem (EN 329 de São João de Tarouca ao cruzamento para Vilarinho, o Caminho Rural de Vilarinho, e EM 530 de Tarouca a Teixelo com passagem pela Padiola), além dos núcleos antigos peculiares (Várzea da Serra, Salzedas, Ucanha, Tarouca, Mondim de Cima e Couto).
As praias fluviais de Várzea da Serra, Ucanha e Mondim da Beira e as Piscinas Municipais de Tarouca (remodeladas em 2003) são outros dos locais de grande atracção nos meses do Verão.
Os amantes dos prazeres do campo encontram em Tarouca múltiplos motivos de interesse. Além do pedestrianismo, a Serra de Santa Helena tem infra-estruturas que permitem a prática de campismo, parapente, escalada e rappell. O Rio Varosa com excelentes condições para a canoagem é também conhecido pela pesca da truta. A organização de sucessivos concursos de pesca tem contribuído para o repovoamento deste curso de água. Em Vila Chã da Beira está em funcionamento um complexo de caça turística desde os finais de 2001.
O Turismo rural tem em Tarouca três unidades de grande qualidade (Dalvares, Gouviães e São João de Tarouca). Na sede do concelho existem duas residenciais. Ao nível da restauração e similares estão identificados 56 cafés/snacks e 19 restaurantes, com uma gastronomia local e regional de grande qualidade - o bazulaque (prato tradicional do S. Miguel), cabrito assado com batata assada e arroz do forno, trutas do Varosa, ou rojões de porco com batata cozida, acompanhados dos vinhos brancos, tintos ou espumantes locais.

Feiras, festas e romarias

Na vila de Tarouca realiza-se às sextas-feiras uma feira quinzenal e a 29 de Setembro, feriado municipal, a feira anual de S. Miguel Anual é também a feira que tem lugar na Granja Nova no dia de Santo António, 13 de Junho. No primeiro dia do mês há feira em Várzea da Serra.
Além da tradicional festa que cada povoação dedica ao seu santo padroeiro, merecem destaque, na sede do município, as festas do concelho em honra de S. Miguel nos finais de Setembro e na última semana de Junho, as Festas de S. Pedro orago da freguesia que coincidem com a Expovarosa - Feira das actividades económicas e culturais do concelho.
Menino Jesus - Salzedas - 1 de Janeiro
São Sebastião - Formilo - 20 de Janeiro
São Brás - São João de Tarouca - 3 de Fevereiro
São Marcos - Valdevez -25 de Abril
Nossa Senhora do Calvário - Vila Chã da Beira - finais de Maio
Santo António - Granja Nova - 13 de Junho
Santo António - Arguedeira - 13 de Junho
São João - Eira Queimada - 24 de Junho
São João - Gondomar - 24 de Junho
São Pedro - Tarouca - 29 de Junho
Santa Helena - Tarouca - 20 Domingo de Julho
Santa Maria Madalena - Gouviães - 22 de Julho
Santa Marinha - Meixedo - 16 de Julho
Nossa Senhora do Carmo - Formilo - Julho
Espírito Santo - Dalvares - 7.º Domingo a seguir à Páscoa
Santa Apolónia - Castanheiro do Ouro - 1.º Domingo de Agosto
Festa do Senhor,(Santíssimo Sacramento) - Várzea da Serra - 2.º Domingo de Agosto
Nossa Senhora da Saúde - Várzea da Serra -3° Domingo de Agosto Nossa Senhora do Enxertado - Mondim da Beira - Agosto
Nossa Senhora da Piedade - Salzedas - último Domingo de Agosto
Nossa Senhora das Graças - Vila Chã da Beira - último Domingo de Agosto
Nossa Senhora da Ajuda - Ucanha - último Domingo de Agosto ou 10 de Setembro
Valverde - Santa Tecla - Setembro
Cravaz - Sr. dos Matosinhos - Setembro
Esporões - São Martinho - 11 de Novembro
Santo André - Murganheira - 29 de Novembro
Santa Bárbara - Dalvares - Dezembro
Santa Luzia - Vila Pouca - 13 de Dezembro
São João Evangelista - Ucanha - 27 de Dezembro
Uma festa que tem já carácter de cartaz turístico é a Festa do Sabugueiro em Flor em Dalvares que, realizada em meados de Maio, coincide com um verdadeiro espectáculo natural, como é a floração dos inúmeros sabugueiros que proliferam por toda a bacia do Varosa.

Associações culturais, sociais, desportivas e recreativas

A importância do associativismo no fomento cultural, preservação e divulgação de usos e costumes, no incremento desportivo, na acção social e na ocupação dos tempos livres da população em geral é inquestionável. São cerca de quatro dezenas as associações existentes no concelho.
Associação Filarmónica de Tarouca
Banda Musical de Eira Queimada
Clube de Instrução e Recreio Musical de Eira
Queimada Sociedade Filarmónica de Salzedas
Associação de Produtores Agrícolas do Vale do Varosa
Arguedeira União Desportiva
Associação Automóvel Clube de Tarouca
Associação Cultural Recreativa da Vila de Salzedas
Associação da Juventude da Freguesia de Gouviães
Associação da Juventude do Concelho de Tarouca

Páginas Relacionadas
Página 2947:
2947 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004   Equipamentos e infra-e
Pág.Página 2947
Página 2948:
2948 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004   A existência desta fre
Pág.Página 2948
Página 2949:
2949 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004   vão repartindo, também
Pág.Página 2949
Página 2950:
2950 | II Série A - Número 072 | 03 de Julho de 2004   Deste modo, os Deputad
Pág.Página 2950