O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0075 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004

 

O movimento associativo na área do município de Trancoso, abrange 42 associações que se encontram unidas por um protocolo de cooperação que enquadra todo o movimento associativo municipal.
A Câmara Municipal de Trancoso dispõe de um programa de apoio ao movimento associativo, tendo constituído para o efeito, um Conselho Consultivo das Associações do Concelho, promovendo anualmente um encontro de associações.

VI
Trancoso - Centro Urbano de Importância Sub-Regional

A vila de Trancoso, quer pela sua localização geográfica, na confluência do Douro, Trás-os-Montes, Beira Litoral e Beira Interior, quer pela sua centralidade rodoviária (IP2 e IC 26), quer ainda pela sua tradição comercial, tem sedeado vários serviços de importância sub-regional de que se destaca:
- GAT de Trancoso: abrange os concelhos de Mêda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira e Trancoso;
- ADL Raia Histórica: associação de desenvolvimento local que gere, entre outros programas, o Leader +, a animação das "Aldeias Históricas", etc., e que abrange Mêda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Trancoso;
- Comarca de Trancoso: Abrange os concelhos de Trancoso e Aguiar da Beira;
- Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Meda;
- Escola Profissional de Trancoso: Com alunos de todo o distrito da Guarda e distrito de Viseu, entre outros.
- Centro de Inspecção Automóvel;
- Mercado de Leilão de Gado (de importância regional).

VII
Trancoso - Actividades económicas

O tecido económico de Trancoso é diversificado, predominando os serviços e um conjunto de pequenas e médias empresas no comércio e na indústria, localizadas no seu maior número na zona industrial
No sector dos serviços, caracterizados pela sua diversidade e complementaridade, salientam-se pela sua importância na geração de emprego, os serviços de educação, formação profissional e os serviços de acção social.
O sector comercial é de grande tradição, tirando partido da centralidade de Trancoso e da existência do mercado semanal e das suas feiras de grande afluência e importância regional.
O mercado semanal de Trancoso, realizado todas as sextas-feiras, reúne mais de 600 feirantes, constituindo, por natureza, o maior mercado semanal da região centro.
As principais feiras anuais são a Feira de Enchidos e dos Sabores em Fevereiro; Feira de São Bartolomeu em Agosto; Feira de Santa Luzia em Dezembro. A Feira de São Bartolomeu constitui o principal evento comercial, envolvendo cerca de 500 expositores e cerca de 80 000 visitantes nos oito dias de duração.
Principais empresas:
- Chupas e Morrão SA (obras públicas) - 200 trabalhadores;
- Santa Casa da Misericórdia (acção social) - 170 trabalhadores;
- Escola Profissional de Trancoso (educação) - 80 trabalhadores;
- Lactovil (lacticínios) - 30 trabalhadores;
- Carnes Rodrigues - 35 trabalhadores;
- Casa da Prisca - 30 trabalhadores;
- Santiagos Lda. (comércio e distribuição) - 40 trabalhadores;
- Servitra (distribuição) - 16 trabalhadores;
- Imobiliária Trancosense, Lda;
- Construtora do Távora, Lda;
- Torres e Filhos Lda, Centro de Inspecção Automóvel - oito trabalhadores;
- Ecomarché;
- Fernandes e Santos;