O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0145 | II Série A - Número 024S1 | 17 de Junho de 2005

 

a = atm + (1-*). ( i - atm) (ºC)

em que:

i - Temperatura interior (adimitida como a temperatura do ar referida no número 4 do artigo 4º)
atm - Temperatura ambiente exterior, ºC
a - Temperatura do local não aquecido, ºC

e o valor de é dado pela expressão

Dada a dificuldade em conhecer com precisão o valor de a sem fixação de alguns parâmetros de difícil previsão dependentes do uso concreto e real de cada espaço, admite-se que * pode tomar os valores convencionais indicados na tabela IV.1 para várias situações comuns de espaços não-aquecidos, calculados com base nos valores de referência dos coeficientes de transmissão térmica da envolvente preconizados neste regulamento e em valores típicos das taxas de renovação de ar que neles ocorrem, sem prejuízo de se recorrer a um cálculo mais preciso baseado na metodologia indicada na norma europeia EN ISO 13789.
Nos termos do artigo 2.º deste regulamento, o método de cálculo pressupõe que, obrigatoriamente, as perdas térmicas sejam calculadas para a envolvente do espaço aquecido, não podendo ser englobados neste quaisquer espaços que, nos termos do anexo I deste regulamento, não serão nem deverão ser aquecidos. Todos os elementos da envolvente que limita o espaço útil devem obedecer sempre aos requisitos mínimos de qualidade térmica em vigor.
Durante toda a estação de aquecimento, a energia necessária para compensar estas perdas é, para cada elemento da envolvente em contacto com um local não-aquecido, calculada pela expressão:

Qlna = 0,024. U .A. GD . (kWh)

2.2 Perdas Por Pavimentos E Paredes Em Contacto Com O Solo

As perdas unitárias de calor (por C de diferença de temperatura entre os ambientes interior e exterior) através dos elementos de construção em contacto com o terreno, Lpe, são calculadas pela seguinte expressão:

Lpe = ? j.Bj (W/ºC)

onde:

- é o coeficiente de transmissão térmica linear, em [W/m.ºC].
B - é o perímetro do pavimento ou o desenvolvimento da parede, medido pelo interior, em [m].

Na figura IV.1 define-se o princípio de quantificação da transmissão de calor através dos elementos de construção em contacto com o solo. Os valores do coeficiente são apresentados nas tabelas IV.2 para várias geometrias típicas, ou podem ser calculados para situações não previstas usando a metodologia definida na EN 13370.
Durante toda a estação de aquecimento, a energia necessária para compensar estas perdas lineares é, para cada elemento da envolvente em contacto com o solo, calculada pela expressão:

Qpe = 0,024 Lpe GD (kWh)

em que GD é o número de graus-dias de aquecimento indicado para cada concelho no Anexo III deste regulamento.