O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0152 | II Série A - Número 024S1 | 17 de Junho de 2005

 

4.3.4 Fracção envidraçada
A fracção envidraçada (Fg) traduz a redução da transmissão da energia solar associada à existência da caixilharia, sendo dada pela relação entra a área envidraçada e a área total do vão envidraçado. No quadro IV.5 são apresentados valores típicos da fracção envidraçada de diferentes tipos de caixilharia.

Quadro IV.5 - Fracção envidraçada para diferentes tipos de caixilharia
Tipo de caixilharia Fg
Caixilho sem quadrícula Caixilho com quadrícula
Janelas de alumínio ou aço 0,70 0,60
Janelas de madeira ou PVC 0,65 0,57
Fachadas-cortina de alumínio ou aço 0,90

4.3.5 Factor de correcção da selectividade angular dos envidraçados
O factor de correcção da selectividade angular dos envidraçados (Fw) traduz a redução dos ganhos solares causada pela variação das propriedades do vidro com o ângulo de incidência da radiação solar directa. Para o cálculo das necessidades nominais de aquecimento o factor Fw toma o valor 0,9 para os vidros correntes simples e duplos. Para outras tipos de envidraçados, devem ser utilizados os valores fornecidos pelos fabricantes com base na EN 410.
4.4 Factor de utilização dos ganhos térmicos
O factor de utilização dos ganhos térmicos ( ) é calculado em função da inércia térmica do edifício e da relação (???entre os ganhos totais brutos (internos e solares) e as perdas térmicas totais do edifício, conforme representado nas equações ou figura seguintes:


1,8 - edifícios com inércia térmica fraca
a = 2,6 - edifícios com inércia térmica média
4,2 - edifícios com inércia térmica forte
e