O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

131 | II Série A - Número: 097 | 16 de Maio de 2008

3.21. Internacionalização da Economia Portuguesa

O CES avalia positivamente os resultados que têm sido obtidos com a política de estímulo à internacionalização da economia portuguesa, em particular no que respeita à conquista de novos mercados através de acções diplomáticas, e recomenda que seja levada à prática a intenção de mobilizar as estruturas consulares para apoiar a internacionalização da nossa economia.

No entanto, o CES recorda o que acima afirmou relativamente à não concretização das medidas destinadas à promoção das exportações.

3.22. Língua Portuguesa

No que respeita à língua portuguesa, o CES lamenta a falta de importância atribuída ao tema no documento, sendo certo que a nossa língua é um factor essencial para a afirmação de Portugal no mundo.

A promoção da língua e da cultura portuguesas requerem a adopção de políticas consequentes, que concorram com as políticas culturais de outros países, por vezes muito agressivas, o que implica utilizar de forma empenhada todos os instrumentos disponíveis, desde a docência da língua portuguesa no estrangeiro até à utilização de grandes meios de comunicação, como a RTP Internacional.

4. Opções de Investimento Público

No que respeita ao investimento público, a informação contida no documento é muito insuficiente, não permitindo que o CES formule uma opinião fundamentada sobre as orientações gerais da política de investimento.