O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

38 | II Série A - Número: 111 | 24 de Março de 2011

confecções, a metalomecânica, o fabrico de equipamentos, a transformação de madeiras, o fabrico de papel, o fabrico e restauro de mobiliário, a produção cerâmica, entre outras.
O desenvolvimento industrial do Município é considerável, sobretudo no ramo metalúrgico, de celulose e de papel, dos moldes, plásticos e cerâmica. Da sua Zona Industrial, com um tecido empresarial bastante diversificado, fazem parte grandes empresas nacionais e multinacionais, atraídas pelas boas infra-estruturas, pela excelente posição geoestratégica, como já vimos, pela proximidade do Porto de Aveiro, da Linha do Norte e a sua privilegiada ligação rodoviária, através da A25, à vizinha Espanha.
A vila oferece um vasto leque de opções ao nível do comércio e dos serviços; beneficia de estabelecimentos de diferentes tipologias e dimensões, restaurantes de elevada qualidade gastronómica e de serviço, bares, padarias, pastelarias, cabeleireiros, sapatarias, livrarias/papelarias, ourivesarias, floristas, comércio de electrodomésticos, materiais de construção e combustíveis, enfim, todo o tipo de estabelecimentos necessários para satisfazer as necessidades de uma comunidade de cariz urbano. Com uma posição central, relativamente à vila, temos, ainda, um mercado municipal, a funcionar às quartas e sábados, onde se dirigem clientes de várias procedências, quer do concelho, quer de terras vizinhas, tornando-o, nalguns dias, num dos mercados mais concorridas do distrito.
A prestação de serviços é assegurada por agências bancárias, de seguros, imobiliárias, agências de viagens, escolas de condução, centro de exames de código e condução, stands automóveis, oficinas, escritórios de advogados, contabilistas, farmácias, consultórios médicos, clínicas, laboratórios de análises, etc.

IV — Actividade Social, Cultural e Desportiva

Albergaria nasceu, como se viu, sob o signo da Caridade. O seu brasão, aprovado em 27 de Março de 1961, com as suas oito rosas de oiro e a cruz das armas de D. Teresa, bem simboliza a nobreza e a generosidade com que eram recebidos os passageiros e os doentes.
Ao longo dos séculos, esta vontade e disponibilidade para interceder junto dos mais necessitados mantevese, sendo renovada em cada época de acordo com a realidade e as circunstâncias. O concelho de Albergariaa-Velha beneficia, hoje, de uma Rede Social que mantém intactos os Valores Históricos, tendo sede na vila três IPSS (Misericórdia, Associação de Infância D. Teresa e Associação Humanitária Mão Amiga) que dão resposta às necessidades quotidianas das famílias e dos indivíduos.

Equipamentos culturais: Associações Recreativas, Culturais e Desportivas  Associação Cultural e Recreativa Sobreirense  AlbergAR-TE — Associação Cultural  CNE — Agrupamento 838 / Albergaria-a-Velha  Grupo Columbófilo de Albergaria  Motoclube de Albergaria  Casa do Benfica de Albergaria  Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha

Ranchos e Grupos Folclóricos  Grupo Folclórico, Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha (Federado)  Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha (Federado)  Rancho Folclórico Malmequeres de Campinho

Em termos Desportivos: Clubes Desportivos com Actividade Regular Federada Associação Karaté Shotokan Albergaria Clube de Albergaria Clube Desportivo de Campinho Sport Clube de Alba

Consultar Diário Original