O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

No que concerne à área do euro, as previsões de crescimento para 2022 foram revistas em baixa pelo BCE (já após a eclosão da guerra na Ucrânia), para 3,7% (menos 0,5 pp face à previsão de dezembro de 2021). O crescimento esperado será em grande parte impulsionado pelo elevado investimento consagrado no NextGeneration EU e por condições de financiamento relativamente favoráveis nos próximos anos.

Devido à incerteza considerável em torno do impacto do conflito na Ucrânia na economia da área do euro, para além das projeções de referência acima indicadas, o BCE contemplou projeções para o PIB de 2022 com base em dois cenários: «adverso» e «severo». Estes correspondem à imposiçãode sanções mais rigorosas à Rússia, cortes na oferta de gás da Rússia, que se repercutem em custosenergéticos mais elevados e numa diminuição da produção da área do euro. Também as tensõesgeopolíticas seriam mais prolongadas, gerando perturbações financeiras adicionais e uma incertezamais duradoura. Assim, o crescimento do PIB previsto seria entre 2,3% e 2,5% em 2022 (em vez de3,7%).

Gráfico 1.5. Previsão do PIB a preços constantes (taxa de variação real em percentagem)

Fontes: FMI, World Economic Outlook (Interim), janeiro de 2022; BCE, março de 2022.

Tendo presente a elevada incerteza resultante das atuais circunstâncias, perspetiva-se ainda assim que, após uma recuperação significativa da procura externa dirigida a Portugal em 2021, ocorra um forte crescimento deste indicador em 2022. Com efeito, as importações da área do euro devem aumentar para 7% para o conjunto do ano, de acordo com as previsões do BCE, tendo aliás sido revisto em alta face à anterior projeção, de dezembro de 2021 (6,1%), prosseguindo o dinamismo registado no segundo semestre de 2021. Também durante este período, assistiu-se a um crescimento assinalável das importações de bens e serviços dos principais parceiros comerciais de Portugal, nomeadamente da Espanha, da Alemanha e da Itália, associado à reabertura das economias.

-15,0

-10,0

-5,0

0,0

5,0

10,0

Econ

omia

Mun

dial

EUA

Área

do

Euro

Alem

anha

Chin

a

Fran

ça

Espa

nha

Itália

2019 2020 2021 2022

13 DE ABRIL DE 2022 ____________________________________________________________________________________________________________

27