O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE SETEMBRO DE 2022

119

O comandante de embarcação deve estar apto a:

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Interpretar o visor do radar corretamente em relação à própria posição do veículo aquático e às posições de outros veículos;

1. Capacidade de interpretar o visor do radar pela identificação correta • da posição da antena no visor e da linha de fé, • do estabelecimento da posição, do rumo e da direção de viragem do próprio veículo aquático, • das distâncias e alcance de determinação. 2. Capacidade de interpretar o comportamento de outros participantes no tráfego (veículos amarrados, veículos a vante e veículos a prosseguir na mesma direção).

2. Analisar outras informações fornecidas pelo radar.

1. Capacidade de analisar as informações fornecidas pelo radar, como a linha de fé (HL), linha de marcação eletrónica (EBL), anéis de distância e marcador de distância variável (VRM), tracejamentos do objetivo, descentragem, linhas paralelas (P-Lines) e explicar a imagem de radar. 2. Conhecimento da restrição de informações fornecida pelas instalações de navegação por radar. 3. Capacidade de interpretar os objetos fixos e móveis exibidos no radar.

3. O comandante de embarcação a navegar por radar deve estar apto a reduzir as interferências de origem

variável.

O comandante de embarcação deve estar apto a:

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Identificar e reduzir as perturbações provenientes do próprio veículo aquático;

1. Conhecimento de perturbações que possam ser causadas por quebra ou fragmentação da haste da antena, por efeitos de sombra (setores de não visibilidade) ou por reflexões múltiplas (por exemplo, na área dos compartimentos de carga). 2. Capacidade de tomar medidas para reduzir as perturbações provenientes do próprio veículo aquático.

2. Identificar e reduzir as perturbações provenientes do ambiente;

1. Conhecimento de perturbações da chuva ou das ondas, de campos dispersos (por exemplo, pontes), reflexos múltiplos, ecos falsos/fantasmas, linhas elétricas de transmissão, setor sombra do radar e efeitos de propagação multicircuito. 2. Capacidade de tomar medidas para reduzir as perturbações causadas pelo ambiente [mediante a utilização do Anti-Rain Clutter (FTC) (contra a interferência da chuva) e do Anti-Sea Clutter (STC) (contra a interferência do mar)]

3. Identificar e reduzir as perturbações provenientes de outras instalações de navegação por radar.

1. Conhecimento do aparecimento de perturbações causadas por outras instalações de navegação por radar. 2. Capacidade de tomar medidas para eliminar as perturbações causadas por outras instalações de navegação por radar (rejeição de interferências/IR).

4. O comandante de embarcação a navegar por radar deve estar apto a navegar por radar tendo em conta

o conjunto de regras acordadas aplicáveis à navegação interior e em conformidade com a regulamentação que

especifica as prescrições da navegação por radar (tais como os requisitos de pessoal ou técnicos para as

embarcações).

O comandante de embarcação deve estar apto a: