O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE SETEMBRO DE 2022

91

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

4. Aplicar os conhecimentos da integridade da estanquidade da embarcação.

1. Conhecimento da integridade da estanquidade das embarcações no âmbito do IWT. 2. Capacidade de verificar a integridade da estanquidade.

5. Aplicar o conhecimento da documentação requerida para o funcionamento da embarcação.

1. Conhecimento da documentação obrigatória da embarcação. 2. Capacidade para explicar a sua importância em relação aos requisitos e à legislação (inter)nacionais.

2.2. O marinheiro deve estar apto a utilizar o equipamento da embarcação.

O marinheiro deve estar apto a:

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Utilizar âncoras e manusear os molinetes. 1. Conhecimento dos diferentes tipos de âncora e dos molinetes utilizados a bordo das embarcações. 2. Capacidade para designar e reconhecer diferentes tipos de âncoras e molinetes utilizados a bordo das embarcações e explicar a sua utilização específica. 3. Capacidade para manusear com segurança diferentes tipos de âncoras e molinetes em variadas situações e condições.

2. Utilizar equipamento de convés e dispositivos de elevação.

1. Conhecimento do equipamento utilizado no convés da embarcação, como, por exemplo, os guinchos (de amarração), as escotilhas, dispositivos de elevação, gruas de automóveis, sistemas de condutas, mangueiras de incêndio, etc. 2. Capacidade para designar e reconhecer equipamentos de convés e dispositivos de elevação e explicar a sua utilização específica. 3. Capacidade para manusear com segurança os equipamentos de convés e os dispositivos de elevação.

3. Utilizar equipamento específico das embarcações de passageiros.

1. Conhecimento dos requisitos específicos de construção, equipamento e dispositivos para as embarcações de passageiros. 2. Capacidade para designar e reconhecer equipamentos utilizados apenas a bordo de embarcações de passageiros e explicar a sua utilização específica. 3. Capacidade para manusear com segurança os equipamentos utilizados a bordo de embarcações de passageiros.

3. Movimentação e estiva da carga e transporte de passageiros

3.1. O marinheiro deve estar apto a auxiliar o comando da embarcação na preparação, na estiva e na

monitorização da carga durante as operações de carga e descarga.

O marinheiro deve estar apto a:

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Decifrar os planos de estiva e estabilidade. 1. Conhecimento do impacto dos tipos de carga nos planos de estiva e estabilidade. 2. Conhecimento dos planos de estiva e estabilidade. 3. Capacidade para compreender os planos de estiva. 4. Conhecimento da numeração e das divisões dos porões das embarcações de carga seca e das cisternas das embarcações-cisterna (N, C ou G), e conhecimento da estiva dos vários tipos de carga. 5. Capacidade para identificar a rotulagem de mercadorias perigosas de acordo com o Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Via Navegável Interior (ADN).

2. Monitorizar a estiva e a securização da carga. 1. Conhecimento dos métodos de estiva das embarcações com diversas cargas, de forma a assegurar um transporte seguro e eficiente. 2. Conhecimento dos procedimentos de preparação das embarcações para as operações de carga e descarga.