O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

89 | II Série B - Número: 069 | 18 de Fevereiro de 2009

Contudo, a autarquia local (Junta de Freguesia) não partilha da mesma opinião, preferindo, em vez dessa solução, uma dragagem na Lagoa de Óbidos para repor a areia na praia.
No entanto, inclusivamente de acordo com o parecer do LNEC, não é viável tecnicamente, efectuar de imediato uma intervenção desta natureza, pois exige estudos que demoram algum tempo e, devido ao estado do tempo e do mar nesta altura do ano, toda a areia que fosse colocada na orla litoral seria rapidamente arrastada pelo mar. Além do mais, seria necessário possivelmente, dado o custo envolvido, ter de se proceder ao lançamento de um concurso público.
Para a recuperação global da Lagoa de Óbidos foi elaborado um Plano de Intervenção pelo LNEC, que prevê a dragagem para abertura de canais em duas zonas distintas do corpo da lagoa, zona superior e zona inferior, envolvendo um volume total de 1.500.000 m3.
Sobre este estudo foi elaborado um Estudo de Impacte Ambiental, nos termos legais, e se encontra actualmente na Agência Portuguesa do Ambiente para avaliação.
Seguidamente ao processo de AIA, será elaborado o projecto de execução (após concurso público) e lançado o concurso público para execução da obra. Prevê-se que esta possa ter início no final de 2010 ou 1.º semestre de 2011.
Não foram realizados investimentos em quaisquer intervenções desde 2005, porque não houve situações que o justificassem até às alterações próximas passadas. Os custos dispendidos sobre este assunto são os relativos ao estudo de dragagens do LNEC e respectivo Estudo de Impacte Ambiental. A intervenção de fundo precedida do respectivo projecto de execução em sequência deste estudo, que pretende como atrás mencionado resolver de forma definitiva a recuperação da lagoa e recuperação do cordão dunar, está orçamentada em cerca de 15.000.000 €.
O Instituto da Água, IP, não se limitou a informar os autarcas locais da situação. Como foi referido anteriormente, preparou um concurso para adjudicação de uma intervenção de emergência e tem o procedimento preparado para intervir a qualquer momento, se a evolução da situação se agravar de forma significativa.